Quinta-feira, 3 de Julho de 2008

Como Mostrar Posts Relacionados nos Blogs SAPO

Posts relacionados Sapo. Neste post poderá ver como mostrar posts relacionados nos blogs Sapo. Pelo que sei o Sapo não oferece uma forma de inserir automaticamente uma lista de posts relacionados, como acontece em outras plataformas de blogs para as quais há plugins e scripts para isto e que ainda permitem definir opções como o número de posts relacionados a exibir, etc.

A forma mais fácil e rápida de mostrar posts relacionados nos blogs, parece-me ser o LinkWithin. O serviço é grátis e não mostra anúncios, apenas uma link discreto para o site ao lado da lista de posts relacionados. Este site também funciona com qualquer outra plataforma de blogs (wordpress, blogger, typepad, etc.) e nem sequer pede registo, apenas um endereço de e-mail.

Como mostrar posts relacionados no Sapo com o LinkWithin

É muito fácil usar o Linkwithin para mostrar posts relacionados no Sapo: apenas introduzir um e-mail; o endereço do blog onde queremos mostrar os artigos relacionados, em "Blog Link"; e escolher a plataforma onde está o blog. No caso dos blog Sapo, escolher "Other". Se o blog tiver texto branco e fundo escuro, marcar também a caixinha "My blog has light text on a dark backgroung". Clicar em "Get Widget!"

Na janela seguinte temos o código que pode ser inserido numa caixa de componentes dos blogs Sapo: Entre na sua área de administração do blog, vá a "Personalização", "Intermédia", separador "Componentes". Cole o código numa das caixas de componentes que tiver em uso, ou numa nova, vazia (não precisa de lhe dar um título). Neste caso necessita de ir também ao separador "Posições" e activar o componente.

O código fornecido varia de acordo com o tipo de plataforma onde temos o blog. Se for no Blogger/Blogspot por exemplo, podemos inserir um novo Gadget no blog directamente a partir do site, se for um blog que use Wordpress podemos fazer download de um plugin e instalar no blog. Para outras plataformas como os blogs Sapo, é fornecido um script que devemos colar no template do blog.

Se quiser usar os posts relacionados do LinkWithin em vários blogs, deverá repetir todos os passos mencionados atrás para obter o código para cada um deles, porque o site atribui um identificador diferente a cada novo blog. Até o plugin para wordpress também é único para cada blog.

Estes posts relacionados incluem miniaturas das imagens usadas nos textos para onde estão a linkar, além dos título, o que dá um aspecto fantástico e mais atractivo à lista. No caso de posts que não têm imagens é mostrada uma lista simples apenas com os títulos. Por predefinição são mostrados três posts com o título "Também poderá gostar de:".

Para mostrar os posts relacionados nos blogs Sapo sem usar o Link Within, suponho que só editando o template na área de personalização avançada do blog, usando códigos JavaScript criados propositadamente para o efeito ou inserindo os artigos relacionados manualmente, o que até tem vantagens como vou mostrar.

Vantagens de usar posts relacionados nos blogs

  • Aumento de pageviews (número de páginas/posts que cada visitante vê)
  • Aumento do tempo em que o visitante permanece no blog (vê mais posts)
  • Redução de taxa de rejeição (visitantes que vêem só um post e saem logo)
  • Aumento de links internos para outros posts (deep-linking) bom para ajudar a aumentar a importância dos posts para onde se linka aos olhos do Google e outros motores de pesquisa
  • Dar a conhecer mais posts, sobretudo quando se recebe a maior parte dos visitantes vindos dos motores de pesquisa
  • Aparecer em mais resultados de pesquisas no Google devido ao texto usado nos links combinado com o texto do post, sobretudo para expressões de várias palavras (long tail keywords).
  • Possibilidade de conseguir dois resultados seguidos nos resultados do Google (double index, onde o segundo post está indentado em relação ao primeiro) duplicando assim a visibilidade do blog na páginas de resultados, e reduzindo o número de páginas "competidoras", ao linkar dois posts sobre o mesmo tema, de um para o outro através dos posts relacionados. Neste caso é uma vantagem fazer isto manualmente

Mais dicas sobre usar posts relacionados nos blogs sapo

Se quiser inserir posts relacionados no seu blog sapo manualmente, sugiro também que edite os antigos, colocando também links relacionados neles, ou pelo menos nos seus posts que recebem mais visitas.

Ao inserir os posts relacionados manualmente ainda há a vantagem de poder escolher para quais posts linkar, o texto a exibir nos links (texto âncora), etc.

Também é uma boa ocasião para rever aqueles para onde está a linkar, e editá-los. Pode também aproveitar para linkar para outros blogs de sua autoria, e mostrar a zona de links relacionados com cores e formatação diferente do post, etc.

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 01:18
link do post | comentar
partilhar
12 comentários:
De José Coelho a 3 de Julho de 2008 às 19:57
Obrigado Sérgio pela explicação. Puxa...pensei que houvesse uma forma mais automática para fazer isso. Acho que me vou ficar pelos tags. 1 abraço e continua o bom trabalho pois o teu blog é excelente.
De Sergio Alex a 28 de Maio de 2009 às 00:57
Hehe! Acabei de actualizar o post para mostrar como usar o LinkWithin para exibir posts relacionados no sapo.

Quando escrevi o texto da primeira vez não conhecia esse site. Também já estou a usar isto aqui e parece-me muito bom!
De Marta Teixeira a 3 de Julho de 2009 às 17:30
Olá Descobri hoje o blog, do qual gostei bastante, parabéns!
Reparei neste post até porque já tinha tentado por o widget LinkWithin no meu blog e nunca tinha conseguido, assim que vi como se fazia coloquei no blog, mas o que acontece é que só aparece no último post que escrevo, não fica em todos, sabe como poderei fazer para não aparecer só no último post publicado?
Obrigada
Xoxo
M
De Sergio Alex a 3 de Julho de 2009 às 19:19
Já vi no teu blog que de facto os posts relacionados só aparecem num post, não sei porque é, talvez por usares um dos novos templates do sapo, mas o linkwithin deveria funcionar.

Relembrando como exibir posts relacionados nos blogs sapo:

  • Inserir o código fornecido pelo linkwithin numa caixa de componentes

  • Ir ao separador "Posições" e activar o componente onde metemos o código
  • Clicar em guardar alterações

De Marta Teixeira a 3 de Julho de 2009 às 19:25
Obrigada por me responder.
Sim, isso foi o que fiz, já agora diga-me uma coisa, qual a melhor posição? uma qualquer ou por na que diz no rodapé do post?
Xoxo
M
De Sergio Alex a 3 de Julho de 2009 às 23:01
Eu coloquei na posição do rodapé.
De Artistas a 25 de Novembro de 2010 às 11:34
Concordo plenamente, tbm adorei o blog! Estão de Parabéns =)
De Bete do Intercambiando a 6 de Julho de 2010 às 00:58
Eu tb agradeço, foi muito elucidativo! e quero agradecer tb ao José Coelho que me deu a dica de seu blog. Você está esclarecendo bem melhor do que o próprio Sapo.....
Grata
Bete
De Guida a 6 de Outubro de 2010 às 17:37
Oi!

Já que nem os senhores do Sapo nem os do Link Within respondem, tento a minha sorte aqui :) O widget, de facto, aparece no meu blogue, por baixo dos posts. Acontece que não mostra imagem nem link nenhum para outro post! Como fazer? Creio que pode estar relacionado com o facto de ter um domínio próprio .com.

Encontrei uma alternativa, o Outbrain, mas pedem um códigozinho qualquer que dá origem ao permalink de cada post, e eu não sei como o encontrar no Sapo.

Help!


Beijinho e obrigada
De Sergio Alex a 6 de Outubro de 2010 às 19:58
Olá Guida,
Sobre o LinkWithin não funcionar pode ser por o estares a usar há pouco tempo, porque ele precisa de algum tempo para indexar todos os teus posts e depois os começar a mostrar. Ele funciona em todos os blogs mesmo que tenham domínio próprio.

Sobre o Outbrain não sei a que código te referes mas ele também deveria funcionar. Este tem até algumas vantagens em relação ao Linkwithin como os sponsors e um ranking para classificar os posts.

Como já notaste retirei o link within deste blog mas enquanto cá esteve funcionou sem problemas.
De Guida a 6 de Outubro de 2010 às 20:20
Pois, mas o Link Within já está instalado no blog há mais de um mês! E por mais voltas que dê, não funciona. No Outbrain, como faço? deixo o tal espaço dos permalinks em branco?

Obrigada
De Site telemoveis a 20 de Maio de 2011 às 11:28
Ja tentei no meu blog no sapo e não consegui, não sei se é por ter o dominio configurado... dammm

Comentar post

Últimos posts

Como Apagar o Blog Primár...

Frases Engraçadas para Ho...

Coisas Engraçadas para Ri...

Palavras Engraçadas para ...

25 Frases Para Rir Que Nã...

Só Frases Para Rir

25 Frases de Amor e Outra...

25 Frases Diversas para R...

25 Frases para Rir de Fia...

25 Frases Boas para Rir

Frases de Rir até Dizer C...

Melhores Frases Para Rir ...

25 Frases Para Rir Bem

Diferenças Entre Homens e...

25 Frases Originais de Ho...

Lista de Frases Para Rir

25 Novas Frases Para Rir

25 Frases Para Rir Nunca ...

25 Frases Mais que Divert...

25 Frases e Pensamentos E...

Comentários

CRAZZZYYYYY HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHHHAHAAHHAAHHAA...
Procuro por Marli juvita Souza da Silva e ely sand...
Olá. Eu procuro a vó da minha esposa que é de Port...
Boa tarde Joana,O meu nome é Catherine Fraga e fal...
sim com o gabriel
Ola bom dia, procuro Serafim gonçalves dos Santos ...
diabo acredito em vc me responde por favor?quantas...
oi diabo gostaria de saber quantas pessoas tem no ...
ESSE CARA, A MAE DELE, E O PAI DELE SAO TRES MONTR...
DENUNCIEM ESSE ADRIANO PARA A POLICIA.
links

Privacidade

Clicky Analytics

arquivos

Julho 2017

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

tags

todas as tags

mais comentados

subscrever feeds

pesquisar