Domingo, 19 de Abril de 2009

Como Atrair Mais Tráfego do Google para o seu Blog

Este post é uma resposta a um comentário deixado há pouco por um visitante do blog, que perguntava como atrair mais tráfego dos motores de busca, mas que se tornou demasiado longa para ser um comentário, lol!

Algumas dicas rápidas e básicas para iniciantes sobre como conseguir mais visitantes do Google. Pessoas experientes em SEO e optimização de blogs iriam rir-se disto, mas tudo bem porque este post não é para eles.

Este post também não é para bloggers que gostam de receber tráfego de redes sociais como BlogBlogs, Digg, Stumble, Twitter, e todo esse montão de redes que existem por aí.

As redes sociais podem trazer muito tráfego rapidamente, mas é tráfego totalmente inútil para blogs que tentem ganhar dinheiro com Adense por exemplo. Além de obrigar os bloggers a criarem novos conteúdos mais frequentemente para manterem os leitores interessados e de procurarem ter um template bonitinho, problemas que não existem com o tráfego de motores de pesquisa.

Este tipo de tráfego permite manter um nível estável de visitas mesmo sem publicar novos conteúdos, de aumentar os números de visitantes apenas escrevendo mais um artigo que esteja optimizado para novas keywords, ou criando mais conteúdo dentro das mesmas keywords para subir algumas posições nas páginas de resultados (onde já se aparece) e assim obter mais exposição nos motores de busca.

A meu ver há dois tipos de tráfego, o social e o dos motores de busca. Apenas o segundo me interessa. Caso contrário o título desta texto seria algo mais geral, por exemplo, "como aumentar tráfego para seu blog" e não é.

Ok, agora que mandei embora os leitores indesejáveis e ficamos só nós (os iniciantes) vamos avançar com isto. Pode notar que algumas das dicas que dou mais à frente também as estou a aplicar aqui.

Dicas para atrair mais tráfego do Google

Não é necessário usar "truques" para aparecer em melhores posições nos motores de busca (leia-se Google, o único motor de busca que realmente importa). Basta escrever sobre os temas para os quais se quer aparecer. Receber links com as palavras que nos interessam, no texto âncora deles também ajuda (muito).

A facilidade ou dificuldade em aparecer no topo dos resultados para uma determinada pesquisa depende de factores como a concorrência (quantos e que outros blogs também estão a tentar aparecer) e o número de resultados que já existem (é mais fácil aparecer para uma keyword para a qual haja só 1.000 outros resultados do que para uma que tenha 1.000.000).

Se os textos puderem ter algumas centenas de palavras em vez de algumas dezenas, melhor. Isto permite que haja mais combinações de palavras o que aumenta o potencial do post para receber mais visitas, porque as pessoas usam todo o tipo de combinações de palavras para encontrarem algo, e não apenas aquelas combinações que nós pensamos que irão usar. A prova está por exemplo nestas pérolas do Google.

Convém também usar ferramentas que nos indiquem quais as palavras que as pessoas mais pesquisam e usar essas palavras nos posts. No caso de blogs com Adsense convém saber que palavras são melhor pagas e para as quais existem muitos anunciantes. De nada serve aparecermos no primeiro lugar do Google para uma palavra que ninguém pesquise e que não nos vai trazer nenhuma visita.

Outra boa dica é para os bloggers que usam muitas imagens nos posts, sugiro que lhes incluam a tag ALT e também TITLE (isto é feito no código HTML) mas o alt é mais importante porque o Google usa-o como descrição da imagem e também o mostra nos resultados das pesquisas. Assim podemos aparecer no topo de uma pesquisa pelo texto que usamos numa imagem e para a qual de outro modo não apareceríamos.

Imagens sem alt não são "vistas" pelo Google e não têm nenhuma utilidade para atrair visitas dos motores de busca. Isto é mais importante em posts que só tenham imagens ou que tenham pouco texto. Para ver que texto outros blogs usam nas imagens clique com o botão direito do rato numa imagem e depois em "propriedades". Para ver todo o código da página clique em "ver código fonte".

O ideal é combinar a palavra-chave (keyword) para qual queremos que o blog apareça, com a descrição da imagem. Por exemplo num post de frases de humor (onde esta seria a keyword para a qual se quer aparecer) com uma imagem de um carro por exemplo, eu poderia usar algo assim como "Frases de humor | Foto de carro." em vez de apenas "Foto de carro". Isto é útil sobretudo se a imagem estiver logo no início porque assim funciona como se a keyword que metemos no texto alt estivesse no início do próprio texto (o Google também valoriza a presença das keywords que estão logo no início do texto ou de uma determinada secção do post).

Mais uma boa dica para quem quer saber como aumentar o tráfego e as visitas vindas do Google, é diversificar as keywords a usar, mas sempre dentro do assunto principal, por exemplo num blog de humor, eu poderei usar expressões como as seguintes, e criar um post ou mais, optimizado para cada uma delas:

  • Humor negro.
  • Vídeos de humor.
  • Humor Grátis.
  • Humor online.
  • Blogs de humor.
  • Sites de humor.
  • Humor legal.
  • Imagens engraçadas.
  • Imagens para rir.
  • Humor adulto.
  • Piadas.
  • Anedotas.
  • Humor gráfico.
  • Humor brasileiro.
  • Humor na informática.
  • Humor na Net.
  • etc.

Quando um post não é suficiente para conseguir uma boa posição (entre os dez primeiros) para a sua palavra-chave, pode tentar obter links que apontem para o endereço do post, de forma a reforçá-lo, e importante: sempre com a keyword do post no texto dos links. E também criar outros post dentro do blog que apontem para ele.

Também podemos indicar ao Google que certas palavras têm mais importância do que outras, escrevendo-as a negrito (tag STRONG), em itálico (tag I), em sublinhado (tag U, mas esta não recomendo porque os leitores pensarão tratar-se de um link) usando destaque em letras maiores para subtítulos (tag H1, H2, H3, etc.), tudo isto sem exageros ou torna-se contra producente.

E também no texto dos próprios links que criarmos em vez de usarmos "clique aqui" por exemplo (o texto do link deve funcionar como uma descrição do que está "do outro lado" do link). Também usar links internos com bom texto descritivo e com keywords.

E claro, é importantíssimo usar as keywords que nos interessam nos títulos dos posts e no título e endereço do blog (este último não pode ser alterado depois do blog estar criado).

Quando escrevo um post com a intenção de que apareça no Google (nem todos têm este objectivo), espero que fique posicionado algures na primeira página (entre os dez primeiros resultados), para a sua keyword mas quanto mais próximo do topo ficar, melhor.

Para mais informações procure na Net por tutoriais de SEO (técnicas de optimização para motores de busca). Mas posso já adiantar que o principal, e o único que interessa na minha opinião é escrever conteúdos optimizados para palavras-chave seleccionadas e obter links de outros blogs e sites com texto também optimizado nos links.

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 23:45
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16 comentários:
De José Coelho a 3 de Maio de 2009 às 23:22
Ok, Sérgio, obrigado pela dica que levei muito em consideração e espero que muitos bloggers o leiam. Na verdade, eu uso muito o Dihitt, mais também como fonte de conteúdo para o blog, porque convém não esquecer que um blog não vive só de anúncios, precisa de ter conteúdo interessante para cativar os cibernautas, sendo este teu post, por exemplo, de bastante interesse.

Outro facto curioso que também posso partilhar é o facto de o meu blog ter estado em destaque nos blogs do sapo no dia 25 de Março, coisa que gerou um pico enorme de tráfego no meu blog, segundo o Google Analytics, e que, consequentemente, me gerou também mais dólares no Adsense. Outra coisa que utilizo muito é o Twitter, que vem sendo, cada vez mais uma boa ferramenta de comunicação. Só como exemplo, hoje publiquei um tweet sobre um post que eu fiz sobre design e gerou algum tráfego vindo de lá. O BlogCatalog também é uma boa rede social.
Outra coisa que vale bem a pena o trabalho é colocar no fim de cada post, links para outros posts com temas relacionados.
Uma boa semana :)
De Sergio Alex a 4 de Maio de 2009 às 02:13
Totalmente de acordo com isso do conteúdo, afinal "content is king", sobretudo para esse tipo de tráfego que referes. Para o tráfego dos motores de busca não há tanta preocupação em ter conteúdos de alta qualidade porque poucos destes visitantes vão voltar ao blog.

Sobre os destaques do Sapo, parabéns por teres o blog destacado, porque ele merece, e de facto isso traz muitos visitantes, infelizmente esse fluxo de visitas apenas dura uns dois dias, lol!

Sobre o Twitter, toda a gente está a usar isso e até estrelas de cinema e famosos estão a competir para ver quem tem mais seguidores. Eu cheguei a experimentar mas afastei-me rapidamente quando notei o excesso de spammers que há por lá. Apaguei a minha conta lá como já fiz em outros serviços parecidos. Detesto spammers, lol!

Sobre as fontes de tráfego, todas as que mencionas são boas e acrescento também no grupo o BlogBlogs, a rede brasileira que por ser em português pode trazer bastante tráfego para blogs em português.

Infelizmente há algum tempo houve uma polémica por lá quando um grupo de bloggers pouco conhecidos se organizou para dominar o ranking interno do BlogBlogs (baseado em backlinks) destronando do topo os grandes blogs habituais que não gostaram da brincadeira. Um deles o famoso Carlos Cardoso chegou mesmo a encerrar a conta dele lá por causa disso. Não sei se o BlogBlogs já se recuperou totalmente ou não.

Em relação a usar posts relacionados, isso é sem dúvida uma boa coisa a fazer para aumentar o número de pageviews, melhorar a navegação interna do blog, facilitar a indexação pelos motores de pesquisa de posts antigos editados recentemente e ajudá-los a determinar a importância de uns posts em relação a outros através do número maior de links dentro do blog para os posts mais importantes e também para conseguir ter os posts mais importantes em index duplo no Google (dois resultados seguidos em que o segundo está indentado em relação ao primeiro) e sei lá mais o quê. Também sugiro que vás variando o textos dos links em vez de usar sempre o texto igual ao título do posts, mas não sei se já fazes isto.

Já usei também posts relacionados aqui no sapo nos posts de alguns meses atrás mas agora não estou a usar. Cheguei a experimentar usar um script para gerar links a partir de um lista de links ou sitemap que podes ver neste outro blog: ofrankenstein.blogs.sapo.pt. Os links ao fundo da página são aleatórios e gerados por um script. Se actualizares a página os links mudam automaticamente.

Os códigos para isso não são meus, não percebo de javascript, lol! Só digo isto caso tenhas interesse em tentar ter menos trabalho com a lista dos posts relacionados, criando-os através de um script em vez de manualmente caso estejas a fazer desta forma.

Boa semana!

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