Pesquisa personalizada

 

Segunda-feira, 9 de Outubro de 2006

Como Tornar o PC Mais Rápido

Aqui está um guia com dicas rápidas para tornar o PC mais rápido. Como o meu sistema é Windows XP, todos estes passos foram usados por mim, e funcionam neste sistema, mas alguns não funcionam em sistemas mais antigos.

Tudo isto são dicas de configuração, e não envolvem alteração de hardware, que seria outra forma de aumentar o desempenho do PC, por exemplo adicionando mais módulos de memória RAM ao computador. Todas os passos são opcionais, independentes uns dos outros, assim estão à vontade para só seguirem aqueles que quiserem seguir.

Alguns podem ser mais demorados a concretizar, como análises de vírus, desfragmentação, ou limpeza dos discos, mas como disse, são opcionais, e não precisam de os fazer todos.

Podem ir ao "Meu computador" e ver o espaço livre no Disco Rígido. No fim deste guia, podem ficar surpreendidos com o espaço que ganharam. Estas dicas para acelerar o computador usam navegação pelos menus do Windows e todas elas também poderiam ser feitas através do editor de Registo do Windows mas como isto seria para utilizadores avançados, não vou falar sobre isso aqui.

Dicas para tornar o PC mais rápido

Limpar o disco. Começar por fazer uma limpeza, em Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Limpeza de disco, e clicar em Ok. Pode demorar alguns minutos, depois disso, apagar os itens da lista que aparece, e que não queira manter. Clicar em OK. Podem também clicar em "mais opções", e escolher eliminar os pontos de restauro que foram criados. Isto deve libertar bastante espaço em disco.

Pontos de Restauro: Depois criar um novo ponto de restauro no Windows, se não tiver restado nenhum, para o caso de vir a ter problemas, e querer voltar ao estado em que o sistema estava antes. Para criar um novo ponto de restauro, ir Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauro do sistema. Clicar em "criar um ponto de restauro" > "Seguinte", dar-lhe um nome para referência futura, e "Criar".

Desinstalar programas: Ir ao Painel de controle > Adicionar/Remover programas, e desinstalar aqueles programas e jogos que nunca são usados. Isto também pode libertar bastante espaço dependendo obviamente do tamanho dos ficheiros que serão apagados.

Depois pode ir a cada uma das pastas originais onde estavam os programas instalados e apagá-las também no caso de terem "sobrevivido" à desinstalação. O ideal é que ao  desinstalar um programa, o desinstalador também apague a pasta onde o programa estava instalado, mas isto não acontece no caso de você ter modificado algum ficheiro dentro da pasta ou acrescentado ficheiros por exemplo de idiomas, etc.

Apagar ficheiros e documentos: Ir à pasta "Os meus Documentos", e apagar tudo aquilo que se vai acumulando, mas que na verdade, só se vê uma vez, e depois se esquece que está lá, sobretudo vídeos, que ocupam bastante espaço, músicas, imagens, etc.

Desempenho do computador: Para aumentar o desempenho do computador, vá a "O meu computador", clique direito do rato, "Propriedades", "Avançadas", e em "Desempenho", clicar em "definições", desmarcar as seguintes caixinhas:

  • Animar janelas ao minimizar e maximizar,
  • Atenuar itens de menu após clicar,
  • Atenuar ou deslizar menus para a vista,
  • Atenuar ou deslizar sugestões para a vista,
  • Deslizar caixas de combinação abertas,
  • Deslizar caixas de listagem suavemente,
  • Mostrar as sombras debaixo dos menus,
  • Utilizar uma imagem de fundo para cada tipo de pasta.
  • Clicar em OK para terminar.

Ameaças de vírus e spyware: Fazer uma verificação de vírus, com um bom anti-vírus, e também de spyware, ou outras ameaças. Por exemplo com o programa "Spybot search & destroy", com o "Lavasoft Ad-aware", ou outros de sua preferência. Sobre o anti-vírus eu uso o gratuito Avast há anos e nunca tive problemas.

Acelerar o arranque do computador: Ir ao menu Iniciar, Executar, e escrever: msconfig, clicar em OK. No MSConfig, ir ao separador Arranque e desactivar os itens que não são usados, como extensões de leitores multimédia, etc. mas que arrancam com o Windows sempre que ele é iniciado. É uma boa opção manter um número máximo de uns 10 itens, mas quanto menos, melhor.

No próximo arranque, vai surgir uma janela do MSConfig avisando que se está em "arranque selectivo". Pode ser desactivada. Um bom programa para gerir os programas do arranque é o "Startup Control Panel", programazinho gratuito, mas eficiente, que eu uso. Download do Startup Control Panel.

Limpeza do Registo (Regedit): Limpar o Registo do Windows com um programa como o Easy Cleaner, e aproveitar para executar outras tarefas de limpeza com ele, como eliminar atalhos inválidos, ficheiros temporários da Internet, etc. Aviso: algumas destas tarefas com o programa Easy Cleaner são de um clique, ou seja ao clicar, já está a apagar os ficheiros correspondentes. Download Easy Cleaner.

Outros bons programas para limpar o Registo são, por exemplo o Tweaknow RegCleaner, ou o Registry Mechanic. Sobre a limpeza do Registo, estes programas mostram uma lista dos itens inválidos que encontraram e vão apagar, mas na dúvida, é melhor deixar ficar aqueles dos quais não se tem a certeza. No caso do RegCleaner ele mostra entradas marcadas a verde, amarelo, e vermelho. As que estão a verde podem ser apagadas em segurança, para as outras pode deixar por apagar se não tiver a certeza sobre o que são.

Pasta Prefetch: Ir à pasta Prefetch, em C:\Windows\Prefetch, e apagar tudo o que lá está dentro. O Windows cria um índice com esses ficheiros para que o arranque dos programas seja mais rápido, mas com o passar do tempo vão-se acumulando entradas de programas que já não estão instalados, ou que não já se usam. As entradas que interessam serão de novo criadas automaticamente quando os programas respectivos forem usados de novo.

Tornar o menu Iniciar mais rápido: Para reduzir o tempo de abertura dos menus e submenus do Iniciar: Esta dica é só para quem se quiser aventurar pelo Registo (o Registo é uma zona sensível, pelo que é preciso cuidado e atenção a alterá-lo). Para quem não souber do que estou a falar, ignore esta dica):
HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\MenuShowDelay, e alterar o valor de 400 para, por exemplo, 50.

Programas de gravação de CDs Nero: Para quem usar o programa de gravação Nero: Pode desactivar-se o serviço de gravação de CDs do Windows, assim o Nero arranca mais depressa. Painel de controle > Ferramentas administrativas > Serviços. Procurar o serviço chamado "Serviço COM de gravação de CD IMAPI", e desactivá-lo.

Desactivar dispositivos que não são usados: Ir ao Painel de controle > Sistema > Hardware, e abrir o "Gestor de dispositivos". Ver quais os dispositivos instalados, e desactivar (não desinstalar), através do botão direito do rato, aqueles que não são usados, como placas de rede, portas de impressoras ou modems, para libertar recursos e tornar o computador mais rápido. Na dúvida, deixar tudo como está.

Desfragmentar discos rígidos: Por último, desfragmentar o Disco Rígido. Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Desfragmentador de disco. Dependendo do nível de fragmentação e do número de ficheiros no PC, esta tarefa pode demorar meia hora ou mais.

Sobre a desfragmentação, esta tarefa não deve ser interrompida, por exemplo, para reiniciar o PC, nem para nenhuma outra coisa, apenas através do botão "parar", ou "pausar", na janela do Desfragmentador. O melhor é deixar o PC sossegadinho enquanto o programa faz a desfragmentação, e ir ver se está a chover. ;)

Há outros programas mais eficazes do que o desfragmentador do Windows para fazer a desfragmentação e com mais opções como monitorização automática, ou agendamento de desfragmentação. Um deles é o Smart Defrag.

Outros programas desfragmentadores também permitem fazer desfragmentação selectiva de ficheiros o que é óptimo no caso dos discos estarem quase cheios porque normalmente a desfragmentação completa exige um mínimo de quinze por cento de espaço livre para mover ficheiros.

Também há programas para desfragmentar a memória RAM, o que é outro aspecto que pode ser optimizado, mas nem vou falar disso aqui pois não considero importante visto que a memória RAM será limpa sempre que se reiniciar o computador, e utilizadores comuns como eu, e possivelmente  você, desligam o PC todos os dias e tirariam pouco proveito disto.

UFF! Já não me ocorre nada mais. Para testar rapidamente o seu "novo PC", experimente abrir uma janela de uma pasta qualquer, maximizá-la, e minimizá-la (notou a rapidez?). E também abrir o menu iniciar e navegar pelos menus dos documentos, imagens etc., e reiniciar o computador para ver se ficou mais rápido no arranque. Deve notar mais rapidez dependendo dos itens que removeu do arranque anteriormente.

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 10:10
link do post | comentar
14 comentários:
De anaazenha a 9 de Outubro de 2006 às 14:09
tu só dizes estas coisa, porque te disse que gosto que me digam ao ouvido coisas que não entendo patanisca de nada!! :)
De Sergio Alex a 9 de Outubro de 2006 às 19:19
Sim eu também gosto de pataniscas...
De anaazenha a 9 de Outubro de 2006 às 19:46
eu adoro, há tanto tempo que não faço que amanhã é o nosso jantar!!!
queres que te mande por mail umas quantas espalmaditas?! ;)
De Sergio Alex a 10 de Outubro de 2006 às 01:27
Olha, boa ideia!

mas não mandes muitas porque o mail do sapo tem pouca capacidade.


Só há uma coisa melhor do que 1 boa patanisca:
2 boas pataniscas!
De anaazenha a 10 de Outubro de 2006 às 10:00
Tu gostaste desse dica... copião!!!!
De q? a 27 de Abril de 2009 às 23:36
q entendi merd@ nehuma
De AnaD a 10 de Outubro de 2006 às 12:09
Tenho uma duvida ... se eu aplicar todas estas dicas, não corro o risco de o pc ficar tão rápido tão rápido que eu não o consiga apanhar???
De Sergio Alex a 10 de Outubro de 2006 às 18:23
É um risco que vais ter de correr...

Mas podes sempre começar a treinar, para ficares também mais rápida.

Podes tentar limpar o teu próprio "disco rígido"
E tentar um "arranque" mais rápido, quando te levantas de manhã.
De Fiju a 10 de Outubro de 2006 às 17:57
Olhá Dica da Semana! É gratuita e não engana! Eh eh eh!
Depois de ler o teu artigo fui logo ver como estava de espaço no meu pc. Humm, está metade metade. Vou aceitar umas quantas dicas e ver no que dá!
MAs gostei muito do que escreveste! Muito útil, sim senhor!
De Sergio Alex a 10 de Outubro de 2006 às 18:29
Ena, até já criaste um slogan para as Dicas!

Vou promover-te a criativa oficial do blog!
De 1xana1 a 14 de Agosto de 2008 às 16:52
adorei as dicas...deram-me imenso jeito porque o meu pc já estava a ficar um pouco lento.bigada mais uma vez
De Sergio Alex a 14 de Agosto de 2008 às 17:21
Olá, Xana
Sim, convém ir limpando o pc de vez em quando. É incrível a quantidade de lixo e ficheiros inúteis que se vão acumulando com o passar do tempo, o que também acaba por afectar o desempenho.
De José Carlos a 18 de Outubro de 2008 às 20:28
Valeu Sergio. Obrigado pelas dicas, foram muito úteis aqui no Brasil!
De Kakashi a 8 de Novembro de 2010 às 21:42
Omeu PC estava a ficar super lento(ainda mais lento que um windows 98 dos antigos do pior) e por sopresa fui a reciclagem e estava a abarrotar que quando a abri ate cairão papeis e pastas da janela
E despegei a reciclagem e o pc voltou a ser normal.
se tivere as reciclagens muito chaias devem despejalas

Comentar post

 

Frases para rir - Recentes

 

Frases

Frases para rir

Frases de sexta feira

Frases cómicas

Provérbios engraçados

Frases de skate

Frases de solteiro

Perguntas engraçadas

Provérbios populares brasileiros

Frases de engate

Piropos engraçados

 

Jogos de Bolhas

Bubbles Game

Jogo Bubblez

Jogo Bubble Sheet

Jogo Bubble Bobble 2

Jogo Puzzle Bubble

Jogo Bubble Blaster

Jogo Bubbles

 

Últimos posts

Frases Engraçadas para Hoje

Coisas Engraçadas para Rir

Palavras Engraçadas para Rir

25 Frases Para Rir Que Não Lembram a Ninguém

Só Frases Para Rir

25 Frases de Amor e Outras Coisas Ridículas

25 Frases Diversas para Rir

25 Frases para Rir de Fiado

25 Frases Boas para Rir

Frases de Rir até Dizer Chega

Melhores Frases Para Rir de Hoje

25 Frases Para Rir Bem

Diferenças Entre Homens e Mulheres e Outras Frases

25 Frases Originais de Homens e Mulheres

Lista de Frases Para Rir

25 Novas Frases Para Rir

25 Frases Para Rir Nunca Antes Lidas

25 Frases Mais que Divertidas

25 Frases e Pensamentos Engraçados

Frases Isto Não é um Blog Sobre Ferramentas

25 Frases Grátis para Rir

25 Frases Divertidas para Rir

Frases de Associação Livre de Palavras

25 Frases Legais para Rir

25 Frases Engraçadas de Tortura pelo Mundo

25 Frases para Rir até Chorar

25 Frases Engraçadas sobre Ladrões e Políticos

25 Frases Engraçadas de Homens e Mulheres

Frases de Paintball e outras coisas engraçadas

25 Frases para rir sobre homens, mulheres e anões

25 Frases para fazer uma pessoa chorar a rir

25 Frases de humor engraçadas

25 Pensamentos para rir

25 Frases engraçadas para morrer de rir

25 Frases que fazem a gente rir

Comentários

quero compra a virgindade dessa jovem
Veja o site com as melhores frases!
Gostei muito do seu post. Veja também o meu.
AMEEII MUITO BOOOA
idiota é assim mesmo
Não sei o que tem mais graça! Se as frases se o co...
o gee e perfeito,eu acho que esse ser viu um gnomo...
É eu acho que tem alguns ai que vc coloco s...
ESSAS LEIS SAO VERDADEIRAS
Ola m.bean quero te ver um dia sou o teu fa e tas ...
links

Frases Para Rir (Início)

Privacidade

Contacto