Terça-feira, 3 de Novembro de 2009

Aumentar o Tráfego do Blog para Iniciantes

Este post é uma resposta a uma pergunta deixada num comentário sobre como aumentar o tráfego do blog, tráfego este vindo do Google. Eu ia dizer “motores de busca” mas quem estamos a enganar? O Google é o único motor de busca que interessa mesmo!

As dicas que  vou dar são quase todas especificas para o blog da leitora, mas creio que outros bloggers iniciantes poderão também tirar proveito delas e usarem-nas para aumentarem o tráfego nos seus blogs. Não vou dizer aqui qual o endereço do blog em questão, embora diga o nome, mas se a autora dele quiser pode deixar o link para ele num comentário.

Todas as dicas seguintes são dedicadas a aumentar tráfego do blog com o Google já que como tenho dito em outros posts, tenho aversão ao chamado “tráfego social” mas há gostos para tudo. ;)

Como aumentar o tráfego do blog com visitas do Google

Título do blog: Altere o título de forma a usar uma expressão que muitas pessoas pesquisem no google mas que seja relacionada ao conteúdo do blog, por exemplo "Música Portuguesa", neste caso para atrair visitas de pessoas em busca de blogs sobre música portuguesa.

Se quiser manter parte do título original pode usar algo como "MusiFil - Blog de Música Portuguesa", ou "Música Portuguesa | MusiFil" que seria ainda melhor por ter a expressão principal no início (esta expressão é só um exemplo, use a que quiser).

Título dos posts: Use títulos descritivos do conteúdo do post em vez de títulos "criativos". O tipo de títulos usados por exemplo em livros e artigos de revistas são o que NÃO DEVE USAR. A regra da dica anterior de usar expressões (palavras-chave) muito pesquisadas mantém-se.

Conteúdo original: O Google valoriza conteúdos originais. Isto significa que se publicar um post com um texto que já muita gente publicou em outros blogs (como uma letra de uma música, ou um poema) será quase impossível que o seu post apareça numa posição que lhe traga visitas ou que apareça sequer nos resultados das pesquisas.

A minha sugestão neste caso é que acrescente algo seu, como a sua opinião sobre o poema, em vez de apenas publicar o poema, de forma a tornar o post único e original.

Optimizar o url dos posts: O seu blog usa Wordpress, o que é bom, no entanto não aproveita uma das principais vantagens deste sistema que é a de tornar o url (endereço) dos posts num url amigável aos motores de busca, ou seja, deve usar as palavras do título do post no endereço para que o motor de pesquisa dê um pouco mais importância a ele quando o colocar nos resultados das buscas.

O ideal é que o endereço de um post com o título "Poemas Portugueses" seja "poemas-portugueses" e não algo como "p=100". Para corrigir isto vá ao painel de administração do Wordpress e, em "Settings", altere a opção "Permalinks" de forma a mostrar o título dos posts no url, também pode mostrar a data de publicação do post no endereço.

O Blog também usa um plugin chamado "All In One SEO" que é um dos melhores plugins wordpress para optimizar vários aspectos do blog como o título e a descrição, e permite fazer coisas como reescrever os títulos das páginas, usar as categorias do post como "meta keywords" da página, e outras coisinhas mais. É um dos plugins indispensáveis para optimizar ainda mais os blogs que usam Wordpress.

Optimizar posts de vídeos: O seu blog tem uma secção de trailers que é algo de que toda a gente gosta, no entanto os posts apenas têem o próprio vídeo do trailer e nenhum texto. Deve acrescentar texto aos posts antes ou depois do vídeo.

Dê a sua opinião sobre o vídeo por exemplo. E use boas palavras-chave no título, nas tags, e nas categorias (use palavras-chave que sejam muito pesquisadas).

Posts relacionados: Usar uma lista com posts relacionados no final de cada post aumenta a número de visualizações de cada página já que muitos dos visitantes clicam nestes links e assim vêem mais páginas do que veriam sem a tal lista. Os links para outros posts também ajudam a aumentar a visibilidade deles no ranking dos motores de busca a consequentemente a aumentar as visitas.

Escolher as palavras-chave a usar: Esta é uma das coisas mais importantes a fazer para conseguir mais visitas do google: ver quais as palavras-chave que as pessoas mais pesquisam e usá-las (ou escolher palavras com determinados níveis de competição e outros factores que nos interessem, mas como esta é uma dica para utilizadores avançados não vou desenvolvê-la agora).

Uma das melhores ferramentas para bloggers e que permite saber quantas vezes uma determinada palavra-chave é pesquisada no google (entre outras coisas) é fornecida gratuitamente pelo próprio google e chama-se "Google Keyword Tool". Uso e recomendo.

Estar no topo dos resultados: Milhões de pessoas pesquisam no Google todos os dias pelos mais variados assuntos. A maior parte dessas pessoas acaba por clicar num do primeiro resultados da primeira página.

Assim para conseguir receber mais visitas para o seu blog ou post, este deverá aparecer no topo das pesquisas para determinadas palavras-chave. Por isto é importante escolher as palavras-chave ou keywords a usar.

Blogs com pouco tempo de vida e pouca “autoridade” aos olhos do Google têem mais dificuldade em aparecer no topo das pesquisas para palavras-chave mais difíceis (com mais competição, maior número de resultados).

Para estes blogs pode ser mais eficaz começar por tentar obter um primeiro lugar no google para palavras-chave longas (com 4 ou 5 palavras) e com menos competição, como por exemplo criar um post optimizado para "música portuguesa dos anos 60”, em vez de apenas “música” ou “música portuguesa” (não faço ideia dos níveis de competição destas frases, estou a usar apenas como exemplo).

Exemplo para melhorar um post

Vou usar como exemplo o seu post "Dan Brown". Da forma como está actualmente, o título é "Dan Brown" e o conteúdo é uma cópia (conteúdo não-original ou duplicado portanto) de um excerto do livro Anjos e Demónios. Da forma como está dificilmente aparecerá nos resultados de pesquisas, e assim não atrairá qualquer visita (no entanto é possível colocar conteúdos duplicados no topo das pesquisas usando muitos links que apontem para eles mas também não vou falar sobre isso agora).

Como eu melhoraria o post:

Título: alteraria para "Excerto do livro Anjos e Demónios de Dan Brown" (título descritivo do conteúdo e com expressões pesquisadas, além disto, usar uma frase mais longa facilita que o post apareça nos resultados das buscas quando alguém pesquisa usando um frase aproximada ou igual a ela).

Conteúdo do post: Acrescentaria uma parte de texto original (como a minha opinião sobre o livro ou filme, etc.) ao início do post, de preferência com tamanho maior do que o tal excerto do livro e usando palavras relacionadas ao assunto e que sejam muito pesquisadas, como nomes de outros livros do autor, adaptações ao cinema, e poderia dizer onde comprei o meu livro e quanto custou, etc.

Mais formas para aumentar o tráfego do post: criaria tags e categorias relacionados ao conteúdo e que também sejam muito pesquisadas. Por exemplo, "Dan Brown", "Illuminatti", "Robert Langdon", etc.

Links: Para terminar em beleza visitaria alguns dos meus blogs favoritos que também falem sobre o mesmo assunto e deixaria um comentário nesse blog falando sobre o post dele, e com um link para o meu post usando uma boa palavra-chave e descritiva no texto do link, por exemplo "livro de dan brown" ou "livro anjos e demónios". Também linkaria de outros posts no meu blog para este usando texto descritivo.

Depois desta optimização quando alguém pesquisasse no google por "excerto do livro anjos e demónios" ou "anjos e demónios de dan brown" ou algo semelhante o meu post teria boas chances de aparecer entre os primeiros. :)

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 01:15
link do post | comentar
| | partilhar
4 comentários:
De dreamgirl a 3 de Novembro de 2009 às 13:44
Adrei as tuas dicas e espero que me ajudem. Em relação ao plugin all-in-one-seo eu nem sequer sabia para que servia, agora já sei. fico agradecida e vou tentar seguir todas as tuas dicas. obrigada. www.musifil.net (música, livros e filmes)
De Sergio Alex a 3 de Novembro de 2009 às 15:04
Por acaso o All in one SEO é um dos plugins que sempre instalo em todos os meus blogs wordpress.

Em relação ao permalink eu gosto de usar a opção de mostrar a data (ano e mês) no endereço para que os visitantes vejam facilmente nos resultados do google se o post é recente ou não, outros bloggers gostam de mostrar apenas o endereço sem a data, mas o fundamental é usar as palavras-chave que interessam em vez do tal p=100. ;)
De dreamgirl a 4 de Novembro de 2009 às 21:56
boa noite, afinal tinha o All in one SEO desactivado. olha como faço para fazer sub-páginas? tenho vários plugins que não sei para que servem, será (se não for pedir muito) que me digas quais os melhores plugins que devo ter no meu blog? obrigada
tenho estes:
Akismet
All in One SEO Pack
Embedded Video
Google Adsense Ads
Google XML Sitemaps
Hello Dolly
Web Music
WordPress.com Stats
O problema dos plugins é que são todos em inglês, eu percebo inglês...... mas não tão tecnicamente.
De Sergio Alex a 5 de Novembro de 2009 às 00:16
Para criar sub-páginas no wordpress crias uma nova página em Pages > Add New (se tiveres o wordpress em inglês), e depois ao criares a página tens uma caixa do lado direito com Attributes > Parent, clicas no menu para abrir a lista de páginas de onde podes escolher qual queres que seja a página na qual queres colocar a nova como sub-página.

Sobre os plugins, cada pessoa tem os seus favoritos, eu só uso uns dez mas podes procurar em http://wordpress.org/extend/plugins/ pelos mais populares e usares a caixa de pesquisa para procurares apenas plugins relacionados a um tema, por exemplo podes procurar por "SEO" para plugins que ajudam o blog a aparecer melhor posicionado nos motores de busca (SEO = Search engine optimization, optimização para motores de busca).

Alguns dos melhores plugins wodpress na minha opinião e que uso em quase todos os blogs são:

all-in-one-seo-pack (optimizaçao para seo),

contextual-related-posts (mostra lista de posts relacionados no fim do post),

global-translator (tradução dos posts em vários idiomas),

google-sitemap-generator (gerador de mapa do site),

search-phrases (palavras-chave que trouxeram visitas),

seo-automatic-links (cria links automaticamente entre os posts ao usar uma determinada palavra no texto do post),

dagon-sitemap-generator (mostra o mapa do site dentro de uma página e usando o mesmo template do blog, pode ser usado em complemento ao google-sitemap-generator),

spam-karma (bloqueador de comentários spam com vários níveis de protecção),

upcoming-posts (mostra uma lista de posts agendados com a data e um excerto deles, isto é opcional).

Outros que comecei a experimentar há pouco tempo são o advanced-random-posts, e o lj-longtail-seo que me parece também bons.

Uma outra coisa importante que não referi no post é a importância de seguir as estatísticas de visitas do blog para saber por exemplo quais os posts que têm mais visitantes, de onde vêm, quanto tempo ficam no blog, que palavras-chave usaram para chegar ao blog, etc. Uma boa ferramenta gratuita para isto é o Google Analytics.

Comentar post

Web Analytics

Últimos posts

Como Apagar o Blog Primár...

Frases Engraçadas para Ho...

Coisas Engraçadas para Ri...

Palavras Engraçadas para ...

25 Frases Para Rir Que Nã...

Só Frases Para Rir

25 Frases de Amor e Outra...

25 Frases Diversas para R...

25 Frases para Rir de Fia...

25 Frases Boas para Rir

Frases de Rir até Dizer C...

Melhores Frases Para Rir ...

25 Frases Para Rir Bem

Diferenças Entre Homens e...

25 Frases Originais de Ho...

Lista de Frases Para Rir

25 Novas Frases Para Rir

25 Frases Para Rir Nunca ...

25 Frases Mais que Divert...

25 Frases e Pensamentos E...

Comentários

O conceito do zero não existia no Império Romano, ...
Procuro meu irmão Raimundo Nonato filho de Cícero ...
Eu e a minha familia a rir sem ...
Muito muito chato não e de crianças assistir
Muito engraçado kkkkk
estou procurando valdir vieira desde 2002 ele é...
Muito bom.Estão de parabéns.FernandoBrasil
gostava de desbloquear nokia lumia 520 esta bloque...
Eu gostei tanto de porque nos tomamos banho ?nunca...
links

Privacidade

Clicky Analytics

arquivos

Julho 2017

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

tags

todas as tags

mais comentados

subscrever feeds

pesquisar