Talvez algumas pessoas não saibam para que serve a tecla "Print Screen" (ou "Prt Sc"),que está entre as teclas F12, e "Scroll Lock", e para essas pessoas é este post.
De facto, quando clicam nessa tecla, parece que não acontece nada, não é mesmo?
Bem, ela serve para copiar a imagem que estiver no ecrã (qualquer imagem, de um jogo, janela de um programa, etc.) para a Área de Transferência (memória interna do computador), podendo depois ser colada num documento, por exemplo através do programa Paint.
Não copia a imagem do ponteiro do rato.
Como usar:
Premir a tecla Print Screen para capturar a imagem de todo o ecrã, ou manter pressionada, a tecla ALT enquanto se prime a Print Screen, para capturar só a imagem da janela activa nesse momento, como a janela de um programa, uma mensagem de erro, janela pop-up, etc.
Abrir o Paint, ou outro editor de imagem, e colar a imagem (CTRL + V) num documento.
Também se pode colar, por exemplo, num documento do Word, sendo inserida nele, como imagem.
Guardar o documento.
Nota: ao guardar imagens, pode usar-se o formato JPG, em vez de BMP (nome-da-imagem.jpg), assim o ficheiro fica com um tamanho muito menor.
As funções desta tecla são muito limitadas pelo que eu prefiro usar um programa dedicado só a fazer capturas de ecrã.
Amanhã, irei falar do meu programa favorito para fazer capturas de ecrã. 
De
Fiju a 5 de Setembro de 2006 às 12:21
Descobri essa tecla e juntamente com ela a sua função. Quer dizer eu já a tinha olhado para ela (tal como olho para umas outras que estão no meu teclado) sem saber muito bem o que ela estava ali a fazer! Só não a arranquei do teclado porque está combinada com uma uma função "insert " na mesma tecla. E imagina que descobri para que servia o "insert " passado só uns anitos de informática!
Enfim! O que interessa é que me disseram que ao utilizar a tecla dava para fazer uma cópia do ecrã! Ena! O que fiz a partir desse "Eureka "! A minha vida modificou e agora sou uma pessoa mais contente! LOL
Mas dá jeito sim senhor!
De
FlordeLis a 5 de Setembro de 2006 às 14:16
Bem,sinto-me mais rica ao fim desta informação,informaticamente falando,claro!!! com muita pena minha!!! mas adiante... Muito sinceramente também não sabia para o que servia,já fiquei mais esclarecida. Há-des me explicar, a mim e aos teus leitores outra coisa,ainda relacionada com teclas.. sabes aquelas informações em azul que aparecem nas teclas do lado direito,na dos numeros, e nas outras ao lado?
Desculpa a ignorância,mas desconheço...
humm...
Informações em azul...
Informações em azul...
Bem, se te estás a referir às palavras "num lock", "home", "Page up", "Page down", etc., elas servem como segunda função para as teclas.
Clicando e activando o "Num Lock" (acende a luzinha ao lado), as teclas funcionam com os números, para fazer cálculos com a calculadora, por exemplo.
Com o Num Lock desactivado, usam-se essas outras funções, para navegar em sites, ou como setas de deslocação em jogos, etc. Aqui usam-se as setas que estão nas teclas 2,4,6,8.
Bem, não sei se era esta informação que querias, mas não me lembro de mais nada em azul no teclado...
Vendo bem, o meu não tem uma única pinta de azul...
Que azar!! 

Bem Fiju
Acho que fizeste bem em não a ter arrandado. 
Já pensaste no buraco feioso que ela iria deixar...?
Era mais um sitio para onde ia entrar pó...
depois tinhas de limpar...
Ah, e para não fala em que era mais um bom sitio para ocultar coisas com patas escarrapachadas!!! 
O que eu me ri com aquilo!!! 
De
anaazenha a 5 de Setembro de 2006 às 18:36
ctg é sempre a aprender!!! :) :)
estas aulas de informática são muito úteis, quando precisares de uma aulas de fotografia avisa! fazemos troca de matérias!!
Olha boa ideia
Por acaso tenho aqui uma cãmara digital à boa vida, quero dizer: não a uso para fotos, em vez disso uso-a como cãmara web...
Assim sempre faz alguma coisa... 

Comentar post