Como este blog se está a tornar temporariamente num blog sobre viagens, com os últimos posts falando sobre turismo em Portugal, e em outros países, hoje vou continuar a falar sobre viagens.
Desta vez com incidência em viagens feitas no carro familiar, as chamadas “Road Trips”, que possibilitam passar tempo de qualidade em família, e que propiciam maior flexibilidade em termos de prazos para viagens, sem necessidade de estar aqui ou acolá para apanhar este ou aquele autocarro, ou para comprar bilhetes, etc.
E que permitem ir tirando fotos, e fazendo vídeos de tudo o que se vai encontrando pelo caminho, para depois enviar para o Youtube videos, ou para o Google vídeos. Viajando pela Europa, de carro ou mesmo de mota (mas neste caso, como menos espaço para os membros da família :-) ), além do prazer de viajar por excelentes estradas, e de conhecer bons hotéis e outros lugares para passar momentos agradáveis, podem-se visitar bons destinos, como por exemplo, os países escandinavos.
Pode-se aproveitar para conhecer a capital de cada país por onde se vai passando (embora isto se possa fazer em casa no mapa-mundi...) e até para recordar como é afinal a bandeira deste ou daquele país, o que não se fazia desde os tempos de escola, não é mesmo?
E como estamos a falar nestes países, nunca é demais dar algumas dicas sobre como conduzir nestes lugares, porque algumas regras de trânsito são diferentes daquelas a que os condutores de outros lugares possam estar habituados.
Então para quem estiver a pensar viajar para estes destinos, é bom saber que deve conduzir pelo lado direito da estrada, e todos os passageiros dentro do carro devem usar cinto de segurança. É obrigatório o uso de triângulo de sinalização, e a idade mínima para conduzir um automóvel é de 18 anos. No caso dos condutores de motociclos ou motas, é obrigatório o uso de capacete de segurança.
É proibido conduzir enquanto se usar um telemóvel. No caso dos limites de velocidade, as regras são um pouco diferentes para motociclos e motas, ou automóveis no caso por exemplo dos limites máximos de velocidade permitidos.
No caso por exemplo, da Dinamarca, o limite de velocidade nas auto-estradas ronda os 130 km/h. Já na Noruega, o limite é de 90 Km/h ou 100 km/h.
Na Suécia o limite de velocidade é de 110 km/h. Em estradas de menor importância, o limite ronda os 70 ou 80 km/h. Mas em áreas residenciais este limite baixa para cerca de 30 ou 50 km/h.
Na Dinamarca e na Suécia, as auto-estradas podem ser usadas sem custo, mas há algumas portagens a pagar por exemplo ao atravessar a ponte Great Belt Bridge, na Dinamarca, e também para atravessar a Oresung Bridge entre Malmo na Suécia, e Copenhaga, na Dinamarca. Este custo varia consoante o tipo de veículo usado.
Estes pagamentos de portagens são muito importantes por exemplo na Noruega, e permitem manter um alto nível de qualidade das estradas e túneis.
Para facilitar a vida aos condutores muitas destas portagens têm pagamentos automáticos através de um sistema electrónico, o AutoPass. Este sistema permite que o condutor possa atravessar uma portagem sem ter de parar para fazer o pagamento manualmente.
E claro, uma regra fundamental seja na Europa, ou em qualquer outro lugar, é nunca conduzir estando sob a influência de drogas ou álcool, até porque as multas correspondentes a estes casos costumam ser bem pesadas.
Ao fazer este tipo de road trips, ou viagens, é importante usar mapas para planear bem as rotas que vai seguir, e procurar os melhores locais para alojamento. O ideal é planear tudo isto antes de iniciar viagem para não ter surpresas desagradáveis posteriormente.
Pode obter mapas de estradas nos sites do Cheaperthanhotels, que também o podem ajudar a encontrar os melhores alojamentos e hotéis. Para começar pode seguir estes links:
Também é importante saber que durante o Inverno, algumas estradas em regiões de neve ou montanhas são cortadas ao trânsito, por razões de segurança. Estes procedimentos de corte de estradas são relacionados com as condições atmosféricas, pelo que se deve informar junto dos serviços respectivos para obter informações sobre o estado destas estradas.