O Skate é um desporto radical muito popular, em parte devido à popularidade de nomes famosos da modalidade e campeões do skateboard, como Sandro Dias, também conhecido como Mineirinho, Bob Burnquist, Rodil de Araújo Júnior (aka "Ferrugem"), ou Karen Jones.
Todos estes campeões são brasileiros, afinal o Brasil é dos países em que a prática deste desporto é mais popular, competindo com os Estados Unidos da América, o outro grande país da modalidade (onde o desporto foi inventado, nos anos 60, como um substituto para o Surf).
Um dos mais famosos nomes no skate é Tony Hawk, um dos mais populares a nível mundial, tendo ganhado largas dezenas de competições. Criou também a "Tony Hawk Foundation". É também famoso, sobretudo entre os mais jovens, devido aos jogos de skate como o "Tony Hawks Pro Skate" que têm vindo a ser lançados para consolas, como a Ps3, etc., ou PC.
Há duas categorias principais nas competições: "Street", aqui os participantes atravessam um circuito com obstáculos, e "Half Pipe", uma rampa em forma de U. Normalmente as provas consistem em classificação, para determinar os melhores skaters e que irão disputar a final, e a final, onde o participante a conseguir obter as melhores notas atribuídas pelos juízes da prova é o campeão. Nota: em Portugal, os praticantes são chamados de "skaters" enquanto que no Brasil são "skatistas".
São muitos os skatistas profissionais ou amadores que, devido à habilidade com que conseguem realizar as mais diversas manobras com a prancha, se tornam ídolos entre os jovens sempre ávidos por aprender novas dicas de skate, truques, e como fazer as melhores habilidades.
Ollie - Salto com o skate.
Grab - O skater agarra a prancha.
180º - Trocar a base do skateboard.
360º - Volta completa com o skateboard.
50/50 - Deslizar num corrimão.
Frontside - O skatista está de frente para o obstáculo.
Backside - O skatista está de costas.
Kickflip - Rodar o skateboard por baixo dos pés.
Street Skate - Skate de rua, é a forma mais comum de praticar o desporto. Os praticantes usam os obstáculos que existem nas ruas e praças como corrimões, escadarias, e até mesmo as paredes servem para treinar.
Skate Freestyle - Os skaters usam música e libertam a sua criatividade realizando diversas manobras de modo "livre", nas quais podem mostrar as técnicas em que se sentem mais à vontade e que melhor dominam.
High Jump - os praticantes saltam por cima de obstáculos, deixando o skateboard seguir pelo solo, e caindo de novo sobre ele.
Skate Slalon - Manobrando em zique-zague, o skatista vai-se desviando de cones colocados ao longo do circuito.
Skate Big Air - Os skater desce por rampas, realizando alguma manobra ao passar de uma rampa a outra.
Skate Overall - Os atletas praticam pelo menos três modalidades diferentes em skate.
Skate Downhill - os skatistas descem montanha abaixo. Esta modalidade pode ainda ser sub-dividida em outras modalidades como o Stand UP (descida "normal"), o Slide (descida com derrapagens, "slides"), e o Longboard (descida usando várias manobras diferentes, incluindo derrapagens, e trocas).
Skate Vertical - Usando pistas, também tem sub-divisões como o Half-Pipe, com rampas em forma de "U", nelas os praticantes podem realizar manobras de vôo; o Mini Ramp, com rampas de apenas 2 metros, em vez das das de 4, usadas no Half Pipe, e privilegiando manobra de borda com os skateboards em vez de vôo; o Bowl, pista com paredes em 90º; o Banks, pista mais baixa do que no Bowl, e com menos de 90º.
Artigos relacionados: