Domingo, 19 de Abril de 2009

Como Atrair Mais Tráfego do Google para o seu Blog

Este post é uma resposta a um comentário deixado há pouco por um visitante do blog, que perguntava como atrair mais tráfego dos motores de busca, mas que se tornou demasiado longa para ser um comentário, lol!

Algumas dicas rápidas e básicas para iniciantes sobre como conseguir mais visitantes do Google. Pessoas experientes em SEO e optimização de blogs iriam rir-se disto, mas tudo bem porque este post não é para eles.

Este post também não é para bloggers que gostam de receber tráfego de redes sociais como BlogBlogs, Digg, Stumble, Twitter, e todo esse montão de redes que existem por aí.

As redes sociais podem trazer muito tráfego rapidamente, mas é tráfego totalmente inútil para blogs que tentem ganhar dinheiro com Adense por exemplo. Além de obrigar os bloggers a criarem novos conteúdos mais frequentemente para manterem os leitores interessados e de procurarem ter um template bonitinho, problemas que não existem com o tráfego de motores de pesquisa.

Este tipo de tráfego permite manter um nível estável de visitas mesmo sem publicar novos conteúdos, de aumentar os números de visitantes apenas escrevendo mais um artigo que esteja optimizado para novas keywords, ou criando mais conteúdo dentro das mesmas keywords para subir algumas posições nas páginas de resultados (onde já se aparece) e assim obter mais exposição nos motores de busca.

A meu ver há dois tipos de tráfego, o social e o dos motores de busca. Apenas o segundo me interessa. Caso contrário o título desta texto seria algo mais geral, por exemplo, "como aumentar tráfego para seu blog" e não é.

Ok, agora que mandei embora os leitores indesejáveis e ficamos só nós (os iniciantes) vamos avançar com isto. Pode notar que algumas das dicas que dou mais à frente também as estou a aplicar aqui.

Dicas para atrair mais tráfego do Google

Não é necessário usar "truques" para aparecer em melhores posições nos motores de busca (leia-se Google, o único motor de busca que realmente importa). Basta escrever sobre os temas para os quais se quer aparecer. Receber links com as palavras que nos interessam, no texto âncora deles também ajuda (muito).

A facilidade ou dificuldade em aparecer no topo dos resultados para uma determinada pesquisa depende de factores como a concorrência (quantos e que outros blogs também estão a tentar aparecer) e o número de resultados que já existem (é mais fácil aparecer para uma keyword para a qual haja só 1.000 outros resultados do que para uma que tenha 1.000.000).

Se os textos puderem ter algumas centenas de palavras em vez de algumas dezenas, melhor. Isto permite que haja mais combinações de palavras o que aumenta o potencial do post para receber mais visitas, porque as pessoas usam todo o tipo de combinações de palavras para encontrarem algo, e não apenas aquelas combinações que nós pensamos que irão usar. A prova está por exemplo nestas pérolas do Google.

Convém também usar ferramentas que nos indiquem quais as palavras que as pessoas mais pesquisam e usar essas palavras nos posts. No caso de blogs com Adsense convém saber que palavras são melhor pagas e para as quais existem muitos anunciantes. De nada serve aparecermos no primeiro lugar do Google para uma palavra que ninguém pesquise e que não nos vai trazer nenhuma visita.

Outra boa dica é para os bloggers que usam muitas imagens nos posts, sugiro que lhes incluam a tag ALT e também TITLE (isto é feito no código HTML) mas o alt é mais importante porque o Google usa-o como descrição da imagem e também o mostra nos resultados das pesquisas. Assim podemos aparecer no topo de uma pesquisa pelo texto que usamos numa imagem e para a qual de outro modo não apareceríamos.

Imagens sem alt não são "vistas" pelo Google e não têm nenhuma utilidade para atrair visitas dos motores de busca. Isto é mais importante em posts que só tenham imagens ou que tenham pouco texto. Para ver que texto outros blogs usam nas imagens clique com o botão direito do rato numa imagem e depois em "propriedades". Para ver todo o código da página clique em "ver código fonte".

O ideal é combinar a palavra-chave (keyword) para qual queremos que o blog apareça, com a descrição da imagem. Por exemplo num post de frases de humor (onde esta seria a keyword para a qual se quer aparecer) com uma imagem de um carro por exemplo, eu poderia usar algo assim como "Frases de humor | Foto de carro." em vez de apenas "Foto de carro". Isto é útil sobretudo se a imagem estiver logo no início porque assim funciona como se a keyword que metemos no texto alt estivesse no início do próprio texto (o Google também valoriza a presença das keywords que estão logo no início do texto ou de uma determinada secção do post).

Mais uma boa dica para quem quer saber como aumentar o tráfego e as visitas vindas do Google, é diversificar as keywords a usar, mas sempre dentro do assunto principal, por exemplo num blog de humor, eu poderei usar expressões como as seguintes, e criar um post ou mais, optimizado para cada uma delas:

  • Humor negro.
  • Vídeos de humor.
  • Humor Grátis.
  • Humor online.
  • Blogs de humor.
  • Sites de humor.
  • Humor legal.
  • Imagens engraçadas.
  • Imagens para rir.
  • Humor adulto.
  • Piadas.
  • Anedotas.
  • Humor gráfico.
  • Humor brasileiro.
  • Humor na informática.
  • Humor na Net.
  • etc.

Quando um post não é suficiente para conseguir uma boa posição (entre os dez primeiros) para a sua palavra-chave, pode tentar obter links que apontem para o endereço do post, de forma a reforçá-lo, e importante: sempre com a keyword do post no texto dos links. E também criar outros post dentro do blog que apontem para ele.

Também podemos indicar ao Google que certas palavras têm mais importância do que outras, escrevendo-as a negrito (tag STRONG), em itálico (tag I), em sublinhado (tag U, mas esta não recomendo porque os leitores pensarão tratar-se de um link) usando destaque em letras maiores para subtítulos (tag H1, H2, H3, etc.), tudo isto sem exageros ou torna-se contra producente.

E também no texto dos próprios links que criarmos em vez de usarmos "clique aqui" por exemplo (o texto do link deve funcionar como uma descrição do que está "do outro lado" do link). Também usar links internos com bom texto descritivo e com keywords.

E claro, é importantíssimo usar as keywords que nos interessam nos títulos dos posts e no título e endereço do blog (este último não pode ser alterado depois do blog estar criado).

Quando escrevo um post com a intenção de que apareça no Google (nem todos têm este objectivo), espero que fique posicionado algures na primeira página (entre os dez primeiros resultados), para a sua keyword mas quanto mais próximo do topo ficar, melhor.

Para mais informações procure na Net por tutoriais de SEO (técnicas de optimização para motores de busca). Mas posso já adiantar que o principal, e o único que interessa na minha opinião é escrever conteúdos optimizados para palavras-chave seleccionadas e obter links de outros blogs e sites com texto também optimizado nos links.

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 23:45
link do post
partilhar
De José Coelho a 3 de Maio de 2009 às 14:41
Valentes dicas, Sérgio, que vou seguir atentamente. Já agora, deixo-te aqui uma dica para te adicionares ao Dihitt (www.dihitt.com.br) que é uma comunidade brasileira de notícias, e de bloggers. Vale bem a pena também, fornece-te dicas para posts do teu blog e para aumentar o tráfego do teu blog e gerar visitas :)
De Sergio Alex a 3 de Maio de 2009 às 18:20
Obrigado pela dica, José. O Dihitt parece-me uma das melhores redes actualmente para blogs em português quer seja do Brasil ou Portugal e uma boa forma para aumentar o tráfego dos blogs.

Mas como referi no post, o tráfego vindo das redes sociais não converte bem em blogs que tentam ganhar dinheiro com adsense como é o caso deste, e pode mesmo ser prejudicial, porque faz baixar a taxa de cliques nos anúncios, e os ganhos por clique, embora o número de visitantes aumente.

Isto pode parecer confuso mas é na verdade fácil de entender: o tráfego "social" vindo de redes sociais ou de links que apontam para o blog por exemplo nos blogrolls de outros blogs, é de pessoas que estão apenas a navegar, a procurar leituras interessantes, a ver o que há de novo. Não vão clicar num anúncio, e mesmo se cliquem será apenas por curiosidade, sem comprarem nada, o que fará o anunciante perder dinheiro com estes cliques.

O melhor tráfego para isto é o dos motores de busca (sobretudo Google) que é de pessoas interessadas num produto específico. Estas pessoas vão clicar em tudo o que encontrarem até chegarem ao produto que querem, mesmo sabendo que estão a clicar em anúncios. Muitas das vezes vão gastar dinheiro quando chegarem ao final da busca.

Se conseguirmos que cheguem ao produto que procuram passando por um dos anúncios no nosso blog, melhor para nós, para o anunciante, e para o nosso blog que assim tem uma boa performance (não basta conseguir cliques, estes devem ser de pessoas que têm interesse nos produtos anunciados sejam eles quais forem).

Por tudo isto há bastante tempo que deixei de registar o blog em redes sociais das quais, aliás, nunca fui grande utilizador. Este blog recebe cerca de 90% do seu tráfego de motores de pesquisa e espero que continue assim, lol!

De qualquer forma, para todos aqueles que estão mais interessados em saber como aumentar o tráfego do blog rapidamente (e não tanto em como ganhar dinheiro com Adsense), sem se importarem muito de onde ele vem, as redes sociais são um óptimo meio, e grátis, de fazer isso. Outra forma pode ser anunciando o blog através de anúncios em sites de anúncios grátis. Abraço.
De José Coelho a 3 de Maio de 2009 às 23:22
Ok, Sérgio, obrigado pela dica que levei muito em consideração e espero que muitos bloggers o leiam. Na verdade, eu uso muito o Dihitt, mais também como fonte de conteúdo para o blog, porque convém não esquecer que um blog não vive só de anúncios, precisa de ter conteúdo interessante para cativar os cibernautas, sendo este teu post, por exemplo, de bastante interesse.

Outro facto curioso que também posso partilhar é o facto de o meu blog ter estado em destaque nos blogs do sapo no dia 25 de Março, coisa que gerou um pico enorme de tráfego no meu blog, segundo o Google Analytics, e que, consequentemente, me gerou também mais dólares no Adsense. Outra coisa que utilizo muito é o Twitter, que vem sendo, cada vez mais uma boa ferramenta de comunicação. Só como exemplo, hoje publiquei um tweet sobre um post que eu fiz sobre design e gerou algum tráfego vindo de lá. O BlogCatalog também é uma boa rede social.
Outra coisa que vale bem a pena o trabalho é colocar no fim de cada post, links para outros posts com temas relacionados.
Uma boa semana :)
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Últimos posts

Como Apagar o Blog Primár...

Frases Engraçadas para Ho...

Coisas Engraçadas para Ri...

Palavras Engraçadas para ...

25 Frases Para Rir Que Nã...

Só Frases Para Rir

25 Frases de Amor e Outra...

25 Frases Diversas para R...

25 Frases para Rir de Fia...

25 Frases Boas para Rir

Frases de Rir até Dizer C...

Melhores Frases Para Rir ...

25 Frases Para Rir Bem

Diferenças Entre Homens e...

25 Frases Originais de Ho...

Lista de Frases Para Rir

25 Novas Frases Para Rir

25 Frases Para Rir Nunca ...

25 Frases Mais que Divert...

25 Frases e Pensamentos E...

Comentários

Busco o meu pai quem deve ter 70 o mais anos. Luis...
Estou procurando um amigo meu, o nome dele é Duart...
Procuro minha irma Maria de Jesus Rodrigues(nome d...
Boa noite, , mas estou a procura de alguns familia...
Boa tarde, estou á procura de uma pessoa mais prop...
Procuro por Jaison Luiz Sobienski ele é meu filho ...
procuro Bruno Miguel Mindelo Jorge Pavão, tem cerc...
Estou a procura do Senhor Abilio Miguel que saio d...
Estou a procura do Senhor Abilio Miguel que saio d...
Boa noite procuro o senhor jose tiago duarte da si...
links

Privacidade

Clicky Analytics

arquivos

Julho 2017

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

tags

todas as tags

mais comentados

subscrever feeds

pesquisar