Este post é uma resposta a um comentário deixado há pouco por um visitante do blog, que perguntava como atrair mais tráfego dos motores de busca, mas que se tornou demasiado longa para ser um comentário, lol!
Algumas dicas rápidas e básicas para iniciantes sobre como conseguir mais visitantes do Google. Pessoas experientes em SEO e optimização de blogs iriam rir-se disto, mas tudo bem porque este post não é para eles.
Este post também não é para bloggers que gostam de receber tráfego de redes sociais como BlogBlogs, Digg, Stumble, Twitter, e todo esse montão de redes que existem por aí.
As redes sociais podem trazer muito tráfego rapidamente, mas é tráfego totalmente inútil para blogs que tentem ganhar dinheiro com Adense por exemplo. Além de obrigar os bloggers a criarem novos conteúdos mais frequentemente para manterem os leitores interessados e de procurarem ter um template bonitinho, problemas que não existem com o tráfego de motores de pesquisa.
Este tipo de tráfego permite manter um nível estável de visitas mesmo sem publicar novos conteúdos, de aumentar os números de visitantes apenas escrevendo mais um artigo que esteja optimizado para novas keywords, ou criando mais conteúdo dentro das mesmas keywords para subir algumas posições nas páginas de resultados (onde já se aparece) e assim obter mais exposição nos motores de busca.
A meu ver há dois tipos de tráfego, o social e o dos motores de busca. Apenas o segundo me interessa. Caso contrário o título desta texto seria algo mais geral, por exemplo, "como aumentar tráfego para seu blog" e não é.
Ok, agora que mandei embora os leitores indesejáveis e ficamos só nós (os iniciantes) vamos avançar com isto. Pode notar que algumas das dicas que dou mais à frente também as estou a aplicar aqui.
Não é necessário usar "truques" para aparecer em melhores posições nos motores de busca (leia-se Google, o único motor de busca que realmente importa). Basta escrever sobre os temas para os quais se quer aparecer. Receber links com as palavras que nos interessam, no texto âncora deles também ajuda (muito).
A facilidade ou dificuldade em aparecer no topo dos resultados para uma determinada pesquisa depende de factores como a concorrência (quantos e que outros blogs também estão a tentar aparecer) e o número de resultados que já existem (é mais fácil aparecer para uma keyword para a qual haja só 1.000 outros resultados do que para uma que tenha 1.000.000).
Se os textos puderem ter algumas centenas de palavras em vez de algumas dezenas, melhor. Isto permite que haja mais combinações de palavras o que aumenta o potencial do post para receber mais visitas, porque as pessoas usam todo o tipo de combinações de palavras para encontrarem algo, e não apenas aquelas combinações que nós pensamos que irão usar. A prova está por exemplo nestas pérolas do Google.
Convém também usar ferramentas que nos indiquem quais as palavras que as pessoas mais pesquisam e usar essas palavras nos posts. No caso de blogs com Adsense convém saber que palavras são melhor pagas e para as quais existem muitos anunciantes. De nada serve aparecermos no primeiro lugar do Google para uma palavra que ninguém pesquise e que não nos vai trazer nenhuma visita.
Outra boa dica é para os bloggers que usam muitas imagens nos posts, sugiro que lhes incluam a tag ALT e também TITLE (isto é feito no código HTML) mas o alt é mais importante porque o Google usa-o como descrição da imagem e também o mostra nos resultados das pesquisas. Assim podemos aparecer no topo de uma pesquisa pelo texto que usamos numa imagem e para a qual de outro modo não apareceríamos.
Imagens sem alt não são "vistas" pelo Google e não têm nenhuma utilidade para atrair visitas dos motores de busca. Isto é mais importante em posts que só tenham imagens ou que tenham pouco texto. Para ver que texto outros blogs usam nas imagens clique com o botão direito do rato numa imagem e depois em "propriedades". Para ver todo o código da página clique em "ver código fonte".
O ideal é combinar a palavra-chave (keyword) para qual queremos que o blog apareça, com a descrição da imagem. Por exemplo num post de frases de humor (onde esta seria a keyword para a qual se quer aparecer) com uma imagem de um carro por exemplo, eu poderia usar algo assim como "Frases de humor | Foto de carro." em vez de apenas "Foto de carro". Isto é útil sobretudo se a imagem estiver logo no início porque assim funciona como se a keyword que metemos no texto alt estivesse no início do próprio texto (o Google também valoriza a presença das keywords que estão logo no início do texto ou de uma determinada secção do post).
Mais uma boa dica para quem quer saber como aumentar o tráfego e as visitas vindas do Google, é diversificar as keywords a usar, mas sempre dentro do assunto principal, por exemplo num blog de humor, eu poderei usar expressões como as seguintes, e criar um post ou mais, optimizado para cada uma delas:
Quando um post não é suficiente para conseguir uma boa posição (entre os dez primeiros) para a sua palavra-chave, pode tentar obter links que apontem para o endereço do post, de forma a reforçá-lo, e importante: sempre com a keyword do post no texto dos links. E também criar outros post dentro do blog que apontem para ele.
Também podemos indicar ao Google que certas palavras têm mais importância do que outras, escrevendo-as a negrito (tag STRONG), em itálico (tag I), em sublinhado (tag U, mas esta não recomendo porque os leitores pensarão tratar-se de um link) usando destaque em letras maiores para subtítulos (tag H1, H2, H3, etc.), tudo isto sem exageros ou torna-se contra producente.
E também no texto dos próprios links que criarmos em vez de usarmos "clique aqui" por exemplo (o texto do link deve funcionar como uma descrição do que está "do outro lado" do link). Também usar links internos com bom texto descritivo e com keywords.
E claro, é importantíssimo usar as keywords que nos interessam nos títulos dos posts e no título e endereço do blog (este último não pode ser alterado depois do blog estar criado).
Quando escrevo um post com a intenção de que apareça no Google (nem todos têm este objectivo), espero que fique posicionado algures na primeira página (entre os dez primeiros resultados), para a sua keyword mas quanto mais próximo do topo ficar, melhor.
Para mais informações procure na Net por tutoriais de SEO (técnicas de optimização para motores de busca). Mas posso já adiantar que o principal, e o único que interessa na minha opinião é escrever conteúdos optimizados para palavras-chave seleccionadas e obter links de outros blogs e sites com texto também optimizado nos links.