É do conhecimento geral que os homens engordam depois de casados. As mulheres também, mas no caso delas as razões podem ser mais evidentes…
A verdade é que ninguém sabe ao certo o porquê dos homens ganharem peso com o casamento. É um daqueles mistérios insolúveis como por exemplo, porque é que a Pamela Anderson casou com o Tommy Lee, ou porque é que alguns homens se sentem atraídos por mulheres musculosas, ou ainda qual é a melhor posição sexual.
Enquanto estes mistérios não se resolvem podemos tentar imaginar os possíveis motivos para este aumento de peso nos homens casados, sobretudo no aumento daquela zona acima da cintura (e não abaixo, como aposto que algumas leitoras desejariam).
Motivos para o homem engordar com o casamento
- Como bom chefe de família cristã, o homem passa a ir à igreja aos Domingos rezar e comungar. E quem foi o idiota que espalhou o boato de que as hóstias não engordam?!
- Como está casado e já não tem de se esforçar para agradar às mulheres nem em manter a boa forma física, então o homem… Relaxa-se.
- Deixa de correr atrás de mulheres, afinal já atingiu o grande objectivo: agarrar uma delas e convencê-la a casar com ele (ainda hoje se pergunta como conseguiu tal feito).
- Deixa de fazer aquela caminhada saudável até ao cinema da esquina, e passa a ver os filmes em casa no seu novo sistema de "cinema em casa".
- Desapontamento por achar que finalmente a mulher iria fazer folhinha verde com ele e isso não aconteceu. Na verdade, ele nem sabe ainda o que é folhinha verde.
- Desculpa para meter nomes de personagens ficcionais na conversa, quando alguém notar que ele engordou com o casamento, por exemplo: "-Eu podia estar pior. Pelo menos não sou um Frankenstein!".
- Graças à mentalidade de igualdade entre sexos, divide as tarefas com a cara-metade. E ainda ajuda a mulher a transportar as cervejas QUE ELE BEBE.
- Hereditariedade solidária. Os pais da mulher são gordos, logo, o genro engorda também.
- Já experimentou todas as posições sexuais com a mulher durante a lua-de-mel (menos aquilo da folha verde…) e agora não tem mais motivo para manter a forma física.
- Já não tem de levar os filhos à escola. Agora que a mãe deles aceitou casar com ele, isso compete a ela, segundo o acordo de divisão de tarefas.
- O homem deixa de fazer o exercício físico habitual das sextas-feiras à noite, que consistia em sair do quarto das jovens
puras inocentes solteiras da vizinhança pela janela do primeiro andar quando o pai delas entrava em casa. - O homem deixa de ir ao estádio ver o jogo de futebol onde aproveitava para praticar vários desportos saudáveis como atirar cadeiras aos adeptos da outra equipa, subir para o carro do árbitro e escrever obscenidades no pára-brisas e tejadilho, e fugir da polícia no final do jogo.
- O homem tem vergonha de mostrar à mulher a cinta de emagrecimento que usava em solteiro para disfarçar
as banhas a barriga, e inexplicavelmente prefere mostrar-se tal como é. - O único exercício que o marido faz é caminhar do sofá até às cervejas no frigorífico, e de volta para o sofá.
- Ouviu dizer que "o casamento engorda" (efeito placebo).
- Para não ficar fora das estatísticas que dizem que os homens engordam com o casamento.
- Para ter uma boa desculpa que dar à mulher quando aparecer em casa com o novo jipe 4x4 e ela gritar: "-Estás louco?! Não temos dinheiro para isso!", Aí pode responder "-Mas eu já mal podia entrar no carro antigo. Já viste bem o tamanho da minha barriga?". E acrescentar "-Vamos fazer sexo agora no jipe novo, querida?"
- Passa a comer mais a mulher também (falta aqui uma vírgula algures…).
- Passa mais tempo em casa agarrado à calculadora a verificar se o dinheiro chega até ao fim do mês.
- Passa mais tempo no sofá a ver o jogo na TV e a gritar para a mulher: "-Traz-me outra cerveja do frigorífico!". E: "-Vamos fazer sexo agora, querida?"
- Passa mais tempo no sofá a ver o futebol e a tentar convencer os amigos de que aquilo foi penalty.
- Por solidariedade para com a mulher, grávida (sim, porque as mulheres também ganham peso com o casamento).
- Ter uma boa desculpa para não consertar o telhado: "-Eu não posso subir a escadas altas. O peso da barriga faz-me perder o equilíbrio… E além disso agora não chove."
- Ter uma boa desculpa para não limpar a chaminé. "-Eu não caibo aí dentro! Já viste bem o tamanho da minha barriga?". E aproveitar para perguntar: "-Vamos fazer sexo agora, querida?".
- Ter uma boa desculpa para quando a mulher perguntar porque nunca sai para fazer exercício como os maridos das vizinhas: "-Como queres que eu ande por aí a fazer exercício? Já viste bem o tamanho da minha barriga?". Se ela contra-atacar com "-Mas a tua barriga não te impediu de me obrigares a ficar de quatro a noite passada!", ele pode aproveitar a deixa para: "-Vamos fazer sexo agora, querida?".
- Ter uma desculpa para quando a mulher quiser convidar a mãe para passar o fim-de-semana lá em casa: "-Não temos espaço em casa para três pessoas, vê só o tamanho da minha barriga."
- Ter uma boa resposta para aqueles momentos em que a mulher se olha ao espelho e pergunta: "–Querido, estou gorda?" Ao que ele pode responder: "-Não estás tão gorda como eu, querida". E pode aproveitar a deixa para perguntar: "-Vamos fazer sexo agora?".
- Ter uma desculpa para se inscrever no ginásio da esquina e conhecer aquela instrutora sexy que sempre está em poses provocantes quando ele passa na rua.
- Os bolos e guloseimas do "copo-d'água" no casamento.
- Usar psicologia reversa para convencer a esposa a fazer sexo com ele: "Eu sei que já não queres fazer sexo comigo por eu ser gordo…", ao que ela dirá algo do tipo: "Isso não é verdade. Eu amo-te! E para o provar… vou fazer sexo contigo agora mesmo…" ;)