É bom seguir algumas dicas para tornar o Windows mais rápido e poupar energia e recursos. Estas dicas são dirigidas ao Windows XP mas também podem ser usadas em outros sistemas.
Se você não está confortável a alterar definições no computador é melhor deixar tudo como está ou pedir ajuda aquele primo seu que passa o tempo todo em frente ao PC a ver fotos de mulheres nuas manuais de informática. ;)
Desinstalar programas menos usados. Com o passar do tempo vamos acumulando programas que acabamos por nunca usar, sobretudo quem tem o hábito de fazer muitos downloads e que gosta de experimentar todos os novos jogos e programinhas que vai encontrando.
Muitos deles acabam por ser usados apenas uma vez e depois ficam esquecidos no disco rígido, ocupando espaço e recursos, como no caso de programas que se associam ao arranque do Windows. No caso de fazer download de jogos ou de filmes em alta qualidade, estes podem ocupar vários gigabytes de espaço o que é um desperdício. Tudo isto acaba por impedir que você tenha um computador mais rápido.
Remover os programas do arranque e do próprio computador é uma forma de optimizar o funcionamento do sistema e fazer o Windows mais rápido. Sugiro instalar sim, um programa desinstalador em substituição do desinstalador do Windows que não parece muito eficiente. Alguns muito bons são por exemplo o Your Uninstaller ou o ZSoft Uninstaller.
Desactivar componentes que não são usados. Quase todos os computadores têm componentes que muitos utilizadores nunca usam ou que nem sequer sabem para que servem. Alguns deles também se iniciam no arranque e consomem recursos e memória que poderia estar livre para outras coisas.
Eles podem ser desactivados indo a Iniciar > Executar > escrever "Services.msc" e alterar as configurações referentes a serviços nunca usados, ou através do desinstalador do Windows XP. Componentes de hardware também pode ser desactivados como modems, scanners, discos rígidos etc. que nunca sejam usados. Para desactivar estes componentes use o Gestor de Dispositivos: Menu Iniciar > clique direito no ícone "Meu Computador" > Propriedades > Hardware > Gestor de dispositivos > clique direito no dispositivo e escolher "Desactivar" ou "Desinstalar".
Reduzir o número de programas no arranque do Windows. Muitos utilizadores mantém um enorme número de programas que nunca usam ou que usam pouco, associados ao arranque. Leitores de multimédia como Winamp, Quick Player, etc. associam novos programas ao arranque também. Estes programas podem ser desassociados do arranque sem perigo.
Este tipo de programas podem atrasar bastante o tempo que o Windows demora a mostrar o Ambiente de Trabalho e a ficar pronto a ser usado. Remover todos esses programas inúteis do arranque torna o arranque do computador mais rápido. Para os remover pode ir a Iniciar > Executar > escrever "msconfig", e no separador "Arranque" desactivar os que não interessam. No próximo arranque surgirá uma janela avisando que foram feitas alterações, marque a caixinha nessa janela para não mostrar mais o alerta e clique em OK.
Em alternativa pode usar o fantástico programinha Startup Control Panel para gerir facilmente os itens do arranque no Windows, e também recomendo o Startup Monitor que avisa sempre que um novo programa se associa ao arranque permitindo evitar a associação.
Desfragmentar o disco rígido. A fragmentação dos ficheiros nos discos rígidos do computador é algo que acontece em todos os sistemas e tem a ver com a forma como os dados são gravados no disco. Sempre que um ficheiro é apagado do disco ele deixa um espaço vazio que será ocupado pelo próximo ficheiro que for criado…
Se o novo ficheiro não couber todo nesse espaço ele irá procurar outros espaços livres no disco, ficando assim gravado em vários fragmentos ao longo do disco em vez de ficar apenas num único espaço que seria o ideal… Dependendo do tamanho do ficheiro ele poderá ficar dividido em apenas alguns, ou em centenas de fragmentos… Se muitos dos ficheiros mais usados estiverem fragmentados isto acaba por tornar o sistema mais lento.
Se usa muito o seu Windows e não costuma desfragmentá-lo então ele poderá estar bastante fragmentado, pelo que será boa ideia fazer isso usando um programa como o IObit Smart Defrag por exemplo, ou simplesmente o desfragmentador do próprio Windows.
Apagar ficheiros inúteis. Com o passar do tempo vão-se acumulando ficheiros inúteis que apenas servem para ocupar espaço no disco. Alguns exemplos podem ser o ficheiros com extensão BAK que são backups criados por alguns programas, os de extensão LNG que são ficheiros de idiomas usados pelos programas quando você muda o idioma de um programa, (mas neste caso certifique-se que não apaga os ficheiros correspondentes ao idioma que está a usar no programa respectivo), ou os ficheiros com extensão TMP que são ficheiros temporários. Tudo isto são apenas exemplos que me estão a ocorrer, há muitos outros.
Pode usar programas de limpeza para isto, ou apagá-los manualmente. Apenas apague tipos de ficheiro que sabe para que servem e sabe que não serão necessários. Outros tipos de ficheiros que talvez não necessite são por exemplo, os de extensão HLP que são ficheiros de ajuda do Windows, mas apenas apague estes se achar que não precisará de consultar a ajuda do Windows no futuro, se os apagar e depois procurar a ajuda de algum programa poderá surgir uma mensagem de erro avisando que o ficheiro não foi encontrado.
Dica: eu costumo fazer uma busca por todos os programas de um determinado tipo usando o Locate32 um programa que mantém um índice de tudo o que está no computador e mostra as listas de resultados super rapidamente, depois apago tudo o que não me interessa.
Outras formas de melhorar o sistema e ter um Windows mais rápido podem ser exploradas através dos itens do Painel de Controle do Windows XP: menu Iniciar > Painel de Controle. Veja também aqui outro post sobre como tornar o computador mais rápido.