O filme Triangle (2009) realizado por Chris Smith e com a actriz Melissa George é um dos melhores filmes que já vi, o pior é que não posso pensar muito na história porque é das que nos dão a volta ao cérebro…
É um thriller psicológico com um assassino mascarado e um fenómeno que não vou revelar aqui e que se apresenta como um filme de terror, mas não é o típico filme de terror com pessoas sendo assassinadas sem motivo como nos filmes de terror adolescente que costumam aparecer.
Sinopse de Triangle baseado no comentário deixado pelo utilizador do YouTube que publicou o trailer que estou a usar neste post:
Quando Jess sai para um passeio de barco com os amigos, ela não consegue deixar de pensar que algo está errado. As suas suspeitas tornam-se realidade quando o barco é atingido por uma tempestade e o grupo de amigos é forçado a subir para um navio que passa...
Um navio no qual Jess tem a estranha sensação de já ter estado. O navio parece deserto, o relógio de bordo está parado, mas o grupo não está sozinho… Há alguém a tentar caçá-los um por um. E Jess, sem o saber, tem a chave para resolver o enigma e acabar com o terror.
Quem gostou do filme espanhol Los Cronocrimenes que também está nos meus favoritos vai adorar este, pois tem muitas semelhanças. No Cronocrimenes (ou Time Crimes) um homem viaja meia hora para trás no tempo e isto é o suficiente para desencadear uma terrível e perigosa situação. Acho que dá para perceber que gosto de filmes com viagens no tempo…
No caso do Triangle também é refrescante ver um filme dirigido a um público adolescente / adulto que não recorre a cenas de sexo nem de nudez gratuita porque não precisa. Esta também foi a primeira vez que vi a actriz Melissa George num papel principal (Jess) e ela esteve fantástica!
Um crítico disse que o Triangle é mais um filme do tipo de deixar o espectador a pensar no que está a acontecer do que a sentir medo ou a pular na cadeira. De facto o filme não tem "sustos" (nem sequer falsos sustos como é habitual nos filmes de terror o que é de agradecer, mas como disse antes isto não é um filme típico de terror), mas em vez disso o que tem é alguns momentos muito fortes apostando mais na qualidade e força de impacto deles em vez de na quantidade.
Já vi o Triangle algumas vezes e vou ver de novo! O mistério do filme nunca é resolvido e no final fica apenas a vontade de rever o filme uma e outra vez, num ciclo interminável…