Este post contém spoilers sobre o filme Triangle de Chris Smith. Se ainda não viu o filme leia antes este post sem spoilers: Sinopse e Trailer de Triangle. O filme é de 2009, tem os actores Liam Hemsworth (Victor), Melissa George (Jess), Michael Dorman (Greg), Rachael Carpani (Sally), e Henry Nixon (Downey), e pertence ao género terror psicológico.
Desta vez o realizador Christopher Smith elevou bastante a fasquia de qualidade e originalidade dos seus filmes depois de "Severance" e de "Creep". Vi numa entrevista que ele demorou 2 anos a escrever o guião, o que não admira nada. Se eu tivesse de escrever algo assim demoraria pelo menos 20!
Abaixo um dos posters do filme mostrando Melissa George caminhando pelo navio com um machado ensanguentado. Detalhe para o reflexo no sangue aos seus pés. Gosto do poster e da frase "o medo vem em ondas":
O título Triangle faz referência ao nome do iate onde o grupo de amigos viajam, possivelmente também ao Triangulo das Bermudas, e ao fenómeno de repetição temporal do filme onde a mesma situação aparece em ciclos de três repetições sobrepostas no tempo.
Jess (Melissa George) é mãe de um miúdo autista chamado Tommy. No início do filme ela sai para um passeio de iate com o seu amigo Greg e alguns amigos deste. Jess tem um aspecto cansado. O iate chama-se Triangle (Triangulo). A viagem decorre sem percalços por algum tempo até que subitamente o vento pára e o grupo observa como uma estranha nuvem se aproxima.
A nuvem é na verdade uma forte tempestade eléctrica. Greg pede informações sobre a tempestade pelo rádio e capta uma transmissão de uma mulher pedindo ajuda mas a transmissão é interrompida antes da mulher dar mais detalhes. A tempestade acaba por virar o barco.
Uma das amigas do grupo, Heather, desaparece. Os restantes sobem para o iate que agora está virado. Algum tempo depois um navio passa por eles e todos sobem a bordo.
Apesar de um deles ter notado que havia alguém a observá-los do navio, não conseguem encontrar ninguém enquanto percorrem os longos corredores e exploram os salões. Há comida que parece ter sido deixada para eles num salão.
Duranto todo o tempo, Jess tem a sensação de já ter estado ali. "Tenho uma sensação de déjá vu ao virar cada esquina!" Ela também encontra as suas chaves no chão de um dos corredores.
Um estranho mascarado aparece e tenta matar todos a tiros de espingarda. Jess eventualmente descobre que está presa num ciclo temporal (time loop) e a figura mascarada é uma cópia dela própria que havia chegado ao navio antes dela. Jess é a única que se apercebe disto.
Algures no ciclo, Sally, uma das integrantes do grupo, pede ajuda pelo rádio do navio. Isto revela que o pedido captado por Greg foi da Sally anterior, e este pedido será captado pelo novo Greg. O ciclo continua…
Neste ciclo temporal a mesma sequência de eventos repete-se continuamente, Jess acha que a única forma de quebrar o ciclo e escapar é matar todos os que estão no barco. Desta forma o ciclo será reiniciado e ela ficará fora dele.
Num dado momento Jess encontra um papel no chão que diz "Mata-os todos", e escreve o mesmo texto em outro papel para verificar se é a sua letra. Ela larga o papel amarrotado para o chão onde já há muitos outros papeis iguais deixados antes por outras Jesses. Pouco depois ela deixa cair o fio que trazia ao pescoço através de uma grade no chão e repara que onde ele cai já estão muitos outros fios iguais. O ciclo continua…
Numa das cenas mais fortes do filme, Sally, ferida de morte por Jess, arrasta-se para morrer num canto do navio, passando por dezenas de corpos de Sallys anteriores, algumas ainda vivas, que também se arrastaram para aí. Em estado de choque Sally parece não reparar nelas. Jess aproxima-se e cobre-a com a sua camisola procurando dar-lhe conforto. (detalhe para o facto de que as outras Sallys também estão com a camisola de Jess).
Jess acaba por lutar com a Jess anterior que já estava no navio quando ela chegou e esta cai (ou salta) do navio para a água dizendo algo que Jess não percebe mas que mais tarde percebemos ser "Tens de os matar todos! É a única forma de salvares o nosso filho!" quando a própria Jess o diz à Jess seguinte.
Mais tarde Jess luta com a nova Jess que chegou ao navio depois dela e desta vez é ela quem cai do navio, dando continuidade ao ciclo. Acorda numa praia da qual já antes havia tido sonhos premonitórios (ou recordações) e dirige-se para casa.
Ao chegar a casa, vê o filho com a outra Jess, a que havia saltado do navio antes dela. A Jess anterior faz o mesmo que ela fez antes de sair para a viagem no iate. Ao observá-la ela percebe como antes ela própria havia sido uma má mãe para Tommy.
Decidida a terminar com o ciclo ela mata a Jess anterior e esconde-a na bagageira do carro. Sai no carro com Tommy mas pouco depois mata sem querer uma gaivota que embate contra o pára-brisas do automóvel.
Pára o carro, e prepara-se para atirar a gaivota morta para uma zona perto do mar quando vê que o chão está coberto com outras gaivotas mortas. Percebe que ainda está presa no ciclo do tempo e que tudo o que está a fazer foi feito antes por outras Jesses.
Jess volta ao carro e reinicia a viagem mas num momento de distracção choca contra um camião que vinha em sentido contrário. O carro sofre um grande impacto e rodopia pelo ar. Tommy morre no acidente e o corpo da Jess anterior cai da bagageira. Jess sobrevive aparentemente sem feridas visíveis e sem ser notada pelas outras pessoas que estão ali à excepção de um taxista que se aproxima e observa os resultados do acidente.
Pessoas juntam-se no local, médicos tentam reavivar Tommy. O taxista aponta para o corpo de Tommy e diz a Jess que "Não vale a pena tentarem salvá-lo. Não há nada que ninguém possa fazer que irá trazê-lo de volta". Jess percebe que há uma forma de o trazer de volta e pede ao taxista que a leve ao porto.
Jess embarca no iate de novo com Greg e os amigos decidida a repetir o ciclo como a única forma de trazer o seu filho de volta. E o ciclo continua… ou recomeça…