Entre os muitos comentários ao filme Triangle com Melissa George que há no IMDB e em outros sites de filmes percebe-se que o objectivo de Chris Smith de fazer um filme que pusesse as pessoas a pensar concretizou-se pois parece que cada pessoa tem a sua própria teoria para o filme!
Para quem chegou tarde recordo que no Triangle um grupo de pessoas está preso num ciclo no tempo, onde a mesma situação se repete vezes sem conta. Ou será tão simples assim?
Como o Chris Smith nunca apresentou uma explicação para o que acontece realmente, é divertido ver as teorias criadas por quem viu o filme. Aqui ficam algumas das que encontrei.
Imagem: Jess e Greg no iate. Tudo parece ainda estar bem. Mal sabe Greg que não vai ter sexo esta noite…
Uma das teorias para explicar o Triangle é que a Jess que seguimos na história é na verdade o fantasma de Jess. Lembra-se do filme "Sexto Sentido" com Bruce Willis? Pois, é a mesma coisa.
Segundo esta explicação, a história começa realmente com o acidente de carro de Jess, quando este choca contra um camião, o que acontece perto do final do filme. Assim Jess e o filho Tommy morrem no acidente.
A Jess que vemos de pé na estrada é o fantasma da Jess morta, que devido à dor de perder o filho e do sentimento de culpa pelo acidente, fica presa no tal time loop tentando uma e outra vez salvar o filho, sempre repetindo a viagem de iate, passando por tudo no navio Aeolus, e voltando a casa.
Tudo isto na verdade nunca acontece no mundo real, apenas no "limbo espiritual" onde ela fica presa. Isto também explica porque ela parece não ter sofrido nenhum ferimento do acidente ou porque conseguiu sobreviver ao mesmo, já que parece que ninguém poderia ter sobrevivido a tal impacto.
Esta ideia de um espírito preso num ciclo que se repete devido a um acontecimento traumático com a sua própria morte é muito usada em livros, filmes e séries (a série Ghost Whisperer com Jennifer Love-Hewitt por exemplo). Ah, e o taxista que fala com Jess depois do acidente também é um fantasma! E ele parece de facto ter algo de estranho…
Imagem: O taxista fala com Jess depois do acidente. Jess decide regressar ao iate como forma de salvar o filho e dando continuidade ao ciclo.
Pelo que recordo não há nenhuma indicação de que o filme tenha algo que ver com isso, além do nome do filme ser Triangle, claro. Mas isto não impede que se criem teorias com ele. Então segundo esta teoria, tudo é um ciclo no tempo provocado pelo triangulo das Bermudas. E o navio é na verdade um navio fantasma.
Isto ainda explica que não existem três grupos de pessoas (como algumas outras teorias também dizem) mas apenas um grupo repetindo a mesma situação em três tempos diferentes, e em cada um deles interagindo com os outros grupos, um do passado e outro do presente, mas sendo na verdade sempre o mesmo grupo. Está a ficar confuso? Eu também. É melhor passar à teoria seguinte.
Imagem: Jess encontra uma arma no navio Aeolus. E usa-a...
Ok, isto é uma piada. Mas serve para aliviar da teoria anterior… O o taxista tinha realmente um aspecto estranho então tudo é possível. Por isso ele estava ali no momento certo para interagir com Jess, e por isso ele disse à Jess aquilo de que "Ninguém pode salvar o miúdo agora" para que ela automaticamente pensasse que ela poderia salvá-lo e repetisse o ciclo.
E talvez desta vez, de alguma forma, ela consiga fazer as coisas bem e evitar que o filho morra. E claro que ela sempre pensaria isso, em todas as vezes que o ciclo se repetisse, e assim continuando-o para sempre…
Outras teorias também apontam o taxista como uma presença sobrenatural, um espírito, a própria Morte, ou alguém cuja função é a de levar Jess ao porto (não apenas fisicamente, mas também a de a levar a "querer" voltar ao porto), e que faz a ligação entre os extremos do ciclo, o fim de um e o início do seguinte.
Imagem: Jess contra o personagem mascarado. Mais tarde Jess descobre que o Mascarado é uma outra versão de si mesma. Ainda mais tarde ela torna-se o Mascarado. Ainda mais tarde… Ok, vou parar por aqui antes de criar um loop interminável com esta frase…
Outra teoria diz que Jess mata o filho Tommy em casa, depois faz a viagem de iate pela primeira vez iniciando o ciclo, passa pela tempestade, sobe ao Aeolus, e aqui aparece o segundo grupo (este já fazendo parte do loop), e que Jess mata sendo depois atirada do navio pela nova Jess.
Então a Jess original regressa a casa, agora já como parte do loop, mas tendo uma segunda chance para não matar o filho e quebrar o ciclo. Só que acaba por matá-lo no acidente. Daí, ela decide voltar ao navio como forma de salvar o filho, assim dando continuidade ao loop e…
Bem, acho que eu também já estou a entrar em loop depois disto tudo, e não me surpreenderia se me aparecesse aqui à frente um navio chamado Aeolus…
Links interessantes sobre isto: uma thread do IMDb chamada Triangle Explained - The Final Wordcom mais teorias para o filme, e a página da wikipedia sobre o poema The rime of the ancient mariner que pode estar na origem do filme.
E aqui mesmo no blog: A sinopse completa do Triangle e o trailer do Triangle.