Aqui está uma dica simples, que eu uso muito:
Usar a função “executar” do Windows para lançar programas, abrir pastas ou qualquer ficheiro que se tenha no computador.
Já devem ter reparado que podem abrir alguns programas, indo a “Iniciar”, “Executar”, e escrevendo o nome do programa, como por exemplo: escrever “Notepad”, para abrir o Bloco de notas. Isso acontece porque o Bloco de notas é um programa que está na pasta Windows.
Talvez já tenham reparado também que se tentarem fazer o mesmo com outro programa, por exemplo o Microsoft Word, aparece uma mensagem de erro, e o programa não abre.
Ora bem, para poder abrir qualquer programa, desta forma, basta colocar um atalho para esse programa dentro de uma das pastas onde o Windows vai procurar o destino para os nomes que se escrevem em “executar”, como na própria pasta “Windows”.
Eu uso a pasta “C:\Documents and Settings\(nome de utilizador)”, em que “nome de utilizador” é o nome que se tem como nome de conta, no Windows, e tenho essa pasta cheia de atalhos
Pode dar-se o nome que se quiser ao atalho, mas deve ser curto, para se escrever mais depressa, embora exista a função “auto-completar”, que termina o nome que se começa a escrever, automaticamente.
Por exemplo, em vez de se dar o nome MicrosoftWord, pode dar-se só “Word”, ou mesmo apenas “W”.
E com o atalho de teclado para lançar a função executar, ainda é mais prático:
tecla Windows + R. (a tecla Windows, é a que tem o símbolo do Windows).
Depois escrever o nome do atalho para o programa, ficheiro ou pasta, que se quer abrir
Depois Enter.
Como tenho muitos programas instalados (isto é relativo, claro, mas para mim, 430 programas instalados são muitos ), comecei a usar este sistema para os abrir porque, por vezes não sabia onde estavam os atalhos para determinado programa…
E também porque a lista “todos os programas”, do menu “Iniciar” estava a ficar atafulhada (o melhor para quem instala muitos programas, é evitar criar atalhos nessa lista, porque ela depressa, fica confusa e desarrumada)
Claro que os mais importantes, e mais usados, estão “à mão de semear”, no Ambiente de Trabalho, na barra de iniciação rápida (ao lado do botão Iniciar), ou em atalhos de teclado, mas ainda assim, uso muito esta forma de os lançar, que com o hábito e a repetição, se acaba por tornar muito prática.