Depois de há uns dias atrás ter decidido apagar o Hi5, decidi também apagar a conta Twitter. Para quem chegou tarde, o Twitter é a rede social de que toda a gente fala, muito conhecida e que permite "twittar" com outras pessoas, como se de uma sala de chat se tratasse, mas usando mensagens curtas.
O Twitter virou moda e são muitos os bloggers famosos e menos famosos a usá-lo. Há utilizadores muito populares que chegam a ter milhares de seguidores ou contactos no Twitter.
Há tantas aplicações, ferramentas, clients, para o Twitter, e formas de o utilizar (através do browser, ou do telemóvel, por exemplo), e blogs, como o "Twitter Brasil", que quem quiser dedicar o seu tempo a descobrir o "mundo Twitter" perde uma boa oportunidade de fazer algo útil.
Cada utilizador pode saber em cada momento o que fazem os outros (os da sua "rede"), e pode interagir com eles, enviando mensagens curtas de texto.
Graças ao Twitter, muitas pessoas passam mais tempo a "twittar" do que passavam em fórums, por exemplo, ou no caso de blogueiros, a blogar.
Dos bloggers que usam o Twitter, muitos usam-no apenas como forma de divulgação dos seus próprios posts, e isto, pensando no enorme número de membros desta plataforma de micro-blogging, pode aumentar bastante o número de visitantes aos respectivos posts. Também pode levar alguns utilizadores, tal como eu, a perderem o interesse neste sistema.
Ao contrário da ideia generalizada de que se devem usar as redes sociais para atrair visitantes aos blogs, não me parece que os bloggers devam submeter de forma sistemática todos os seus artigos a estas redes, isto desviando o assunto do twitter para as redes de submissão de contéudos como Stumble, Digg, etc.
Claro, isto pode trazer milhares de visitantes em poucos dias ou num único dia, que de outro modo nem saberiam da existência do blog, mas muitas das redes existem para que os membros submetam conteúdos de outros bloggers, que considerem interessantes e não os conteúdos que eles próprios criaram.
Quem usa estas redes para divulgação, normalmente também tem de usar de meios menos éticos para contornar as regras desses sistemas, e que consistem em submeter os seus conteúdos, mas usando outra identidade, diferente da habitual, de forma a parecer que é outro utilizador a submeter esse conteúdo, ou fazer parcerias com outros bloggers para que um submeta conteúdos do outro, e vice-versa.
Todos estes estratagemas usados para aumentar a popularidade, me fazem perder interesse em participar nestas redes, e por isso tenho vindo a cancelar as minhas contas em sites populares como o hi5, o Twitter, e em outros semelhantes.
Mas regressando ao tema do post, que deveria ser "como deletar a conta no Twitter", mas que se está a transformar em algo do tipo "como atrair leitores usando as redes sociais", vamos então avançar com isto:
Notas:
Se apenas quiser mudar de username no twitter, pode fazê-lo no separador "Settings" (definições) da sua conta, para isto não é necessário apagá-la.
Se quiser criar outra conta usando o mesmo endereço ou número de telemóvel, altere estes na sua conta actual, antes de a apagar.
Depois de apagar a sua conta no Twitter, esta ainda poderá continuar visível por 1 dia ou mais.
Agora que já sabe como pode apagar a conta Twitter, apague-a e seja feliz! Mas apesar deste post negativo, o Twitter, se bem usado pode ser uma óptima forma de conhecer virtualmente pessoas interessantes, interagir com elas, criar amizades, partilhar informação e conhecimento, entre-ajuda, e claro, aprender coisas novas. Há sempre algo útil a aprender com a experiência dos outros. Desde que não sejam bloggers, claro. ;)
Artigos relacionados: