Segunda-feira, 24 de Setembro de 2007

Como Criar Categorias no Blogger

Para criar categorias no Blogger, tem de fazer 2 coisas: criar uma ou mais categorias ao escrever um post, e activar a secção de categorias para que apareça depois no blog.



1º passo: criar as categorias:



Na caixa onde escreve o texto dos posts, há na parte de baixo um campo que diz: "Marcadores para esta postagem", onde se podem escrever as categorias em que se queira inserir o post. Pode criar quantas categorias ou marcadores quiser.



Pode inserir cada post só em uma ou em várias, se quiser inserir nas categorias Imagens, e Videos, por exemplo, basta escrever as duas palavras separadas por uma virgula. Sempre que escrever um post que queira inserir numa categoria, tem de escrever a categoria neste campo. Assim o post fica associado a ela tal como todos os outros posts da mesma categoria. Desta forma todos os posts ficam agrupados e podem depois ser acedidos pelo link único dessa categoria.



2º passo: activar a exibição de categorias na barra lateral (só precisa fazer isto uma vez):



Para que a lista de categorias apareça, tem de ser activada nas definições, da seguinte forma.




  • Clicar no separador "Modelo",


  • Depois em "Elementos de pagina",


  • Depois "Adicionar um elemento de página",


  • Na janela que aparece, procurar onde diz "Marcadores", e clicar em "Adicionar ao blog".


  • Na janela seguinte, pode dar-lhe um titulo, por exemplo "Categorias".


  • Depois clicar em "salvar alterações".



Assim fica com um novo elemento com as categorias no modelo da página. Pode arrastá-lo para a posição onde quiser que ele fique na barra lateral. Para isto clique sobre ele com o rato e arraste e solte onde quiser que fique. Também pode arrastar elementos da barra lateral para o topo ou fundo da área de posts, para o header ou para o footer, ou destas áreas para a barra lateral.

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 03:16
link do post | comentar
partilhar
27 comentários:
De thelmakorte@hotmail.com a 13 de Agosto de 2009 às 01:57
Quero agradecer pela explicação. Foi muito útil para mim. obrigada.
De Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva a 18 de Agosto de 2009 às 21:14
Sou analfabeta em criação de blog, mas me aventurei em criar um cuja url é http://sermulher-muitobom.blogspot.com/. A sua orientação me fez criar pequenos posts à direita do blog, mas não consegui transformá-los em categorias para que continue postar pequenos textos em cada dia da semana. Onde clico para encontrar "Modelos", "Elementos de página" e "Adicionar um elemento de página"?; para que eu tente novamente.
De Sergio Alex a 18 de Agosto de 2009 às 22:29
Já visitei o blog da Prª Waldicéia de Moraes e se percebi bem você quer adicionar pequenos textos e não exactamente criar categorias, então aqui fica o tutorial detalhado de como adicionar textos na barra lateral no blog:

No topo no painel de administração do seu blog, à esquerda, tem vários separadores com os nomes "Postagem", "Configurações", "Layout" (ou Modelo), e "Gerar Receita". Clique no que se chama "Layout", e depois no separador da linha abaixo "Elementos da Página".

No centro da janela tem o esquema usado no seu blog, com a área dos posts à esquerda, e a área da barra lateral à direita. Clique onde diz "Adicionar um Gadget" nesta área.

Abre-se uma pequena janela que permite adicionar vários itens chamados "gadgets" como por exemplo uma caixa de pesquisa, uma enquete, listas com links, etc. Para adicionar qualquer um deles clique no pequeno quadrado azul com uma cruz que está no lado direito de cada item.

Para adicionar uma caixa com texto, procure o gadget que diz: "Texto - Adicione algumas palavras ao seu blog - como uma mensagem de boas-vindas - com nosso editor de rich text." e clique na cruz ao lado para o adicionar ao blog.

Na janela que se abre a seguir você pode dar um título (por exemplo: "Sábado") e escrever o texto. Pode formatar o texto usando os ícones por cima da janela, por exemplo seleccionando uma palavra e clicando no ícone "b" destaca a palavra a negrito, também pode mudar as cores usadas no texto, e fazer outras coisas tal como faria se estivesse a escrever um post. Se clicar em "Editar HTML" pode ver e editar o código fonte do texto, mas se não perceber de código html pode deixar isto de lado pois não é necessário.

Quando o texto estiver pronto clique em "Salvar" (fica no canto inferior direito da janela onde escreveu o texto) e ele será adicionado à barra lateral. Pode repetir este processo para criar várias caixas com texto, separadas.

Este novo elemento é adicionado automaticamente ao topo da barra lateral, mas você pode colocá-lo numa outra posiçao, clicando nele com o rato e arrastando e soltando-o onde quiser que ele fique. Quando estiver tudo você quer, clique onde diz "Salvar" no topo esquerdo.

Para apagar um elemento da barra lateral, clique em "Editar" no elemento que deseja apagar, e na janela que se abre clique em "Excluir" e depois em "Ok" na janelinha de confirmação que aparece. Não se preocupe se não conseguir que tudo fique como você gostaria no início, você pode criar, editar, ou apagar quantos elementos quiser.

(Mas se o que você quer mesmo é adicionar categorias ao blog, basta escrever o nome da categoria na caixa que diz "Marcadores para esta postagem" depois de escrever um post. Isto permite agrupar os posts mas neste caso o que aparece na barra lateral não é o texto dos posts mas apenas os nomes das categorias com um link. Se por exemplo criar uma categoria com o nome "Sábado" a todos os posts que escrever ao Sábado, então todos eles ficam agrupados nela, e basta depois um visitante do se blog clicar no link da categoria "Sábado" para ver todos esses posts.)
De Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva a 25 de Agosto de 2009 às 04:03
A sua orientação foi muito esclarecedora. Em função dela, mexi em toda a barra lateral e acho que meu blog ficou bem melhor.
Será que entendi direito? A conclusão que cheguei é que não tem como eu postar pequenos textos na barra lateral, textos estes que sejam ao mesmo tempo categorias. É isso?
Criei categorias de acordo com os dias da semana e pelo que entendi, estes pequenos textos terão que ser postados na barra à esquerda e os seus títulos é que aparecerão na barra à direita, de acordo com o dia em que for postado. É isso?
Aproveitando a oportunidade, como faço para inserir em meus posts, vídeos de músicas?
Obrigada pela paciência!
Prª. Wall
De Sergio Alex a 25 de Agosto de 2009 às 20:36
Vou tentar ajudá-la no que puder. Vamos por passos:

Como transformar textos em categorias no blog:

Para transformar um pequeno texto numa categoria tem de introduzir esse texto na caixinha que diz "Marcadores para esta postagem" (a caixa de categoria por baixo da área onde escreve os posts) uma vez quando escrever o primeiro post dessa categoria (note que não pode colocar vírgulas entre o texto porque elas são usadas como separador dos nomes de categorias).

Para os posts seguintes é mais fácil, pois basta clicar em "Mostrar tudo" no lado direito dessa caixa de marcadores para revelar a lista com todas as categorias que já criou onde também estará esse tal texto que já transformou em categoria, e basta seleccioná-lo para o introduzir na caixinha.

Desta forma esse pequeno texto que já é também uma categoria aparecerá na barra lateral e terá o link para todos os posts aos quais atribuiu essa categoria, que serão mostrados numa mesma página quando alguém clicar no link.

Como inserir vídeos de músicas nos posts:

Para isto veja este post que acabei de publicar: Como Inserir Vídeos de Músicas no Blog (Blogspot) (http://sergioalex.blogs.sapo.pt/130532.html).

De Anónimo a 7 de Setembro de 2009 às 17:03
Sérgio,
Continuo apanhando muito para dar ao meu blog o layout que desejo e a sua ajuda tem sido fundamental.
Tentei transformar os pequenos textos da barra lateral em categorias, de acordo com a sua orientação e deu tudo certo. O problema é que o google só aceita textos com até 200 caracteres e eu não consigo escrever pouco, portanto, desisti de dar ao meu blog este layout, vou passar esses textos para a área dos posts e criar categorias como você me ensinou. Mas, fica a dúvida. Pela sua explicação, eles não aparecerão mais na barra lateral, certo? Só aparecerá na barra lateral o título da categoria, que pretendo mudar dos dias da semana para "Ser mulher é ser lutadora", etc.; certo? Se estou raciocinando da forma correta, como terei que postá-los na área dos posts? O que eu terei de digitar na caixa de "marcadores para esta postagem" para que estes textos vá para a categoria que eu quero colocar? Outra coisa, quero manter as datas em que os textos foram postados na barra lateral, agora na área de posts, de forma que eles continuem sendo os primeiros em cada categoria pois os mesmos introduzem uma idéia que pretendo continuar aprofundando nos demais posts dessas novas categorias. Como faço para manter as datas?
Estou te dando muito trabalho, não é? Mas não acabou!
Já selecionei muitas imagens que pretendo colocar em cada post, tentei colocar uma para experimentar, na área dos posts e ela foi parar na barra lateral, não sei como aconteceu isto. Como posso acrescentar imagens na área dos posts e na barra lateral? Meu blog já está feio pois tem muitos textos e nenhuma imagem. Preciso fazer isto o mais breve possível.
Tenho certeza que estou incomodando mas tenha paciência comigo pois a sua forma de explicar, passo a passo tem me feito crescer muito, para que eu possa conseguir terminar o layout que pretendo dar ao meu blog.
Ainda não tive tempo para colocar em prática as suas orientações de "Como inserir vídeos de músicas no Blog (Blogspot)", mas já imprimi e tenho certeza que não terei dificuldade.
Que Deus continue te abençoando!
Prª. Wall
De Waldicéia de Moraes Teixeira da Silva a 7 de Setembro de 2009 às 17:07
Esqueci de me identificar, aí vai a identificação.
Prª. Wall
De DJ Renan Oliveira a 22 de Outubro de 2009 às 02:00
Antes eu não fazia questão de comentar agradecendo, mas de uns tempos pra cá, tenho conseguido fazer tantas coisas graças a ajuda de vocês que não sinto tanta dificuldade em vir aqui e deixar um agradecimento pra quem sem pedir nada em troca me deu uma ajuda. Obrigado, a explicação de vocês me serviu MUITO.
De Tico Esteves a 6 de Novembro de 2009 às 11:33
Olá Sergio, tudo bem?

Parabéns pelo blog, muito interessante!

Cheguei até aqui pesquisando no google sobre categorias para atualizar o meu artigo sobre o tema. Se puder, de uma olhada, pode interessar também:

Colocar categorias no blogspot (http://novonarede.blogspot.com/2007/12/colocar-categorias-no-blogspot.html)

Aguardo sua visita! ;)

Um abraço e mais uma vez parabéns pelo blog!
De Sergio Alex a 6 de Novembro de 2009 às 13:32
Olá Tico Esteves, obrigado pela sugestão, vou ver o blog sim. Abraço.

Comentar post

Últimos posts

Como Apagar o Blog Primár...

Frases Engraçadas para Ho...

Coisas Engraçadas para Ri...

Palavras Engraçadas para ...

25 Frases Para Rir Que Nã...

Só Frases Para Rir

25 Frases de Amor e Outra...

25 Frases Diversas para R...

25 Frases para Rir de Fia...

25 Frases Boas para Rir

Frases de Rir até Dizer C...

Melhores Frases Para Rir ...

25 Frases Para Rir Bem

Diferenças Entre Homens e...

25 Frases Originais de Ho...

Lista de Frases Para Rir

25 Novas Frases Para Rir

25 Frases Para Rir Nunca ...

25 Frases Mais que Divert...

25 Frases e Pensamentos E...

Comentários

madrinha há muito tempo que não te vejo estou com ...
Para pesquisar pessoas no Brasil através do nome, ...
Estou procurando o Engenheiro Civil LUÍS ALBERTO S...
Estou a procura do meu pai Manuel do Nascimento Mo...
Procuro um senhor camado Joaquim morava nas barra...
Bobagemmm
Oque tou fazendo
Gostaria de saber informações de Antonio Manuel Va...
em qual filme (1 ou 2) é que o burro diz "eu sou u...
olá gostari a de encontra familiares do tio da mi...
links

Privacidade

Clicky Analytics

arquivos

Julho 2017

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

tags

todas as tags

mais comentados

subscrever feeds

pesquisar