Vou aqui iniciar uma secção de "pesquisados", que não são mais do que respostas minhas a pesquisas que foram feitas em motores de busca, e que retornaram o blog nos resultados da pesquisa, mas mostrando um resultado que não é o que a pessoa queria.
Apesar disso, ela clicou e entrou no blog, e esta é a minha forma de agradecer a visita. Além de que isto servirá, espero eu, para ajudar outras pessoas no futuro, que eventualmente pesquisem pelo mesmo assunto.
As minhas fontes actuais para este efeito serão o "E-Referrer" (ao fundo da barra lateral), e o "eXtreme Tracker" (o ícone quadrado, azul, na barra lateral).
Neste caso, a pesquisa foi por "dicas para fazer um blog", tendo aparecido entre os resultados, o meu post de há alguns dias atrás, com dicas para o Windows Vista.
Embora eu apenas tenha pouco mais de 1 ano de experiência nisto dos blogs, vou aqui deixar alguns conselhos que acho que podem ser seguidos sem efeitos negativos. A haver efeitos, serão positivos, creio. Se o leitor é um blogger experiente, possivelmente irá considerá-los ingénuos... isto se chegar sequer, a considerá-los... alguma coisa.
Tudo isto são coisas que eu faço, tento fazer, ou espero vir a fazer no futuro (estou a pensar nas dicas nº4, e nº 28...) nos meus blogs.
Antes de começar, dizer que quem quiser criar um blog e não souber como, pode usar as ofertas gratuitas, para criação de blogs, por exemplo, do SAPO (onde está este blog), do BLOGGER, ou do WODPRESS.
Há muitos outros, mas estes, são, creio, os mais conhecidos. Não é necessário nenhum conhecimento de programação, HTML, etc. visto que todos têm vários modelos (templates) prontos a serem usados, e a escrita é como escrever no Bloco de Notas. É só fazer um registo, normalmente com um username, e password, escolher o template, e começar a escrever artigos.
Dicas para blogs
- usar titulos de artigos, que definam, ao máximo, aquilo de que trata o artigo (além de mostrar rápidamente ao leitor, o assunto daquilo que vai ler, ainda evita trazer leitores que depois de lerem o artigo, se sintam enganados)
- usar um nome para o blog, que defina claramente o(s) assunto(s) de que trata o blog
- usar imagens no blog, ainda que sejam só pequenos ícones aqui e ali
- ter um dominio próprio (isto custa dinheiro, mas traz prestigio, e passa a mensagem de que aquele blogger "está para ficar")
- corrigir os erros de gramática, ou de teclado, que possam surgir na escrita. O melhor é usar um corrector automático (os erros surgem sem darmos por isso, aposto que já cometi alguns neste texto)
- destacar os links de alguma forma, para que o visitante menos experiente saiba o que é "clicável"
- personalizar o aspecto do blog, mas sem exagerar
- não encher com blog com montes de efeitos, relógios, calendários, estrelas e florzinhas (excepção ao blog da Floribella...)
- limitar o uso de scripts, porque atrasam o carregamento da página, ou fazê-los carregar em último
- não usar janelas pop-up, daquelas que dizem, por exemplo, "bem-vindo ao blog!!!" (mas que obrigam o visitante a clicar nelas para as fechar, ou seja, é mais uma coisa em que ele tem de clicar!)
- NUNCA usar animações de introdução, daquelas que carregam antes de abrir a página principal, a não ser que se seja um Super-Blogger, a quem se suporte qualquer coisa que faça (algumas demoram séculos a carregar, e muitas pessoas nem chegam a clicar no botão "skip animation", fechando a janela, e abrindo outra página qualquer que queiram ver)
- dar atenção à cores usadas no texto, e em fundo (já vi blogs em que só seleccionando o texto com o rato, se conseguia ler)
- dar atenção ao tamanho (de ficheiro) das imagens inseridas nos artigos, visto que isso infuencia bastante o tempo de carregamento das páginas, sobretudo em ligações lentas (eu passo todas as imagens que publico aqui, pelo programa XAT Image Optimizer)
- dar atenção aos formatos de imagem usados (PNG para imagens com texto, por exemplo)
- usar um programa que permita escrever e editar os artigos "off-line", sobretudo no caso de ligações lentas (eu uso o Windows Live Writer)
- usar programas ou serviços que permitam seguir as estatísticas, e evolução (ou não...) do blog
- seguir as estatísticas dos feeds (número de subscritores, sobretudo), por exemplo com o Feed Burner (coloquei aqui um feed do Feed Burner, mas parece ter problemas com os artigos escritos com o Windows Live Writer, devido ao código gerado por este)
- no caso de usar anúncios, não os colocar de modo a prejudicar o visionamento dos conteúdos (artigos) do blog, que é, afinal, o que o visitante quer ver (isto é capaz de não agradar aos especialistas de publicidade, mas é a minha opinião)
- ao usar os anúncios do Google Adsense, usar as mesmas cores que se usam no blog, sobretudo nos links (isto é algo que tenho visto, repetidamente, em vários blogs que falam do assunto, como um bom modo de obter cliques)
- não "enganar" o leitor, por exemplo, fazendo-o o clicar num anúncio que parece ser um link para um artigo do blog (um leitor que se sinta enganado, dificilmente voltará a "pôr os pés" no blog...)
- interagir com outros bloggers, por exemplo deixando comentários nos blogs deles (além de se aprender sempre algo no outro blog, normalmente os comentários são retribuídos, e ainda fica lá o nosso link...)
- responder aos comentários deixados no blog
- linkar blogs que se considerem interessantes, sobretudo os que tratam dos mesmos assuntos (além de divulgar os blogs, normalmente os links são retribuídos)
- usar links, muitos links por todo o lado: no texto do artigo, nas colunas laterais dos blogs, no bolso da camisa...
- escrever por gosto e não por obrigação (isto inclui não criar blogs apenas para ganhar dinheiro)
- se for uma pessoa criativa em termos de criação ou edição de imagens, etc, invista esse dom no blog (uma imagem vale por mil palavras, e um blog com um aspecto gráfico bom e original cativa os visitantes, mesmo se tiver pouco conteúdo)
- escrever novos artigos frequentemente, (opção: publicá-los sempre à mesma hora, isto fideliza
os alguns leitores)
- divulgar o blog, mas sem ser chato (uma boa forma é através da criação de passatempos ou concursos com prémios para os leitores)
- incentivar a participação dos leitores, no blog, através de comentários, ou de outras formas (sugestões para o e-mail, etc)
- criar uma imagem própria (personalidade do blogger), e mantê-la
- usar o mesmo Nome, ou Alias (nick) nos comentários, ou participações em outros blogs, etc (isto ajuda a criar uma "identidade virtual" da pessoa)
- criar um estilo de escrita, e de layout dos artigos e mantê-lo
- não se limitar a copiar/colar artigos de outros blogs ou sites, sem dar a opinião sobre eles (aprendido por experiência própria...)
- ao usar artigos alheios, sempre referir a fonte de onde se retirou o artigo
- se o artigo foi inspirado num outro, ainda que seja original, referir aquele que o inspirou (opcional)
- não escrever comentários, noutros blogs, insultando outras pessoas, ou o autor do blog, ou que, de algum modo, sejam "negativos" (poderia chamar a isso "má publicidade")
- não escrever artigos à pressa
- não escrever artigos a dizer apenas coisas do tipo "hoje comi bacalhau ao almoço"...
- nem "hoje comi bacalhau ao jantar"... (sobretudo se não comeu)
- seguir as "regras de etiqueta da internet" também nos blogs (escrever em maiúsculas equivale a gritar, etc., isto é importante, sobretudo nos comentários)
- participar, ocasionalmene em blogs de outros bloggers (requesito essencial: o dono do outro blog, deve convidá-lo, primeiro...)
- seguir os conselhos dos bloggers mais experientes
- não ter medo de referir os bloggers ou outras pessoas que temos como referências
- na medida dos conhecimentos de cada um, ajudar aqueles que precisem da nossa ajuda (há sempre alguém a começar...)
- contribuir para a divulgação de novos blogs, e para o melhoramento da blogosfera em geral
- por último, ignore todos aqueles conselhos que leu aqui, e com os quais não concorde, e... seja você mesmo!
Ufa!
Ok, o número de dicas está em 46, e não me ocorre mais nenhuma por agora. Mas sei que vão ocorrer após eu clicar no botão "publicar".
Nem consegui escrever esta linha toda sem ter de parar, para ir escrever outra dica de que me lembrei...
Bem, posso sempre editar o texto, depois.
De
Rodrigo a 20 de Agosto de 2007 às 01:03
olá, queria saber como fazer para ter um link clicavel no meu blog do "Blogger"... eu posto mas não fica clicavel ai e chato as pessoas terem que copiar e colar na barra de endereços... se puder me informar, agradeço...
Olá Rodrigo
No topo da janela onde escreve o texto tem 2 separadores, um diz "Editar HTML", e o outro diz "Redigir".
Se clicar no Redigir, e escrever o texto com esse separador activo, pode escrever o links, que eles tornam-se clicáveis automaticamente.
Se quiser mais informações pode ver este post que escrevi sobre isso:
Como criar links no Blogger (http://sergioalex.blogs.sapo.pt/14015.html)
De
mim a 9 de Outubro de 2007 às 17:06
Dicas boas.
Obrigada
De
Catcher a 7 de Novembro de 2007 às 23:36
Olá Sérgio.
Podes dar-me uma dica? Como configuro o blog do Sapo para o Windows Live Writer?
catcher@sapo.pt
Bem-vindo, Catcher
Aqui está um post que explica como configurar o Windows Live Writer para ser usado nos blogs Sapo.
Configurar o Windows Live Writer para os Blogs Sapo (http://sergioalex.blogs.sapo.pt/51456.html)
De Karina a 17 de Abril de 2008 às 16:29
olá eu tenho um blog que fiz no blogspot, e nunca me aparece nas pesquisas do google, pode-me dar-me uma ajudinha
http://www.casamentosdesonho.blogspot.com/
obrigada
karina
Olá Karina
Para que um blog apareça, primeiro deve estar indexado pelo Google. Para que isto aconteça, basta ter um link para o blog em outro blog ou site que também esteja indexado.
Quando o google visitar este blog e indexar os novos contéudos deste, vai seguir o link para o novo blog e indexá-lo também. A partir daqui irá continuar a visitá-lo para incluir os novos conteúdos dele nos resultados das pesquisas.
A frequência com que o google visita o blog em busca de novidades é feita de acordo com a importância do blog aos olhos do google, e com a sua frequência de actualização (um blog actualizado mais frequentemente também é visitado pelo "google bot" mais vezes).
Aqui ficam algumas dicas para começares a aparecer em boas posições no google:
Criar bastante conteúdo original, e frequentemente.
Usar mais texto, e com muitas palavras e expressões (keywords) relacionadas com o tema de que falas, quanto mais variedade melhor, sempre dentro do tema, e sobretudo nos títulos dos posts. Podes também criar posts com títulos como "10 dicas para ter um casamento de sonho", ou "Como organizar casamentos de sonho", por exemplo. Este tipo de posts é popular.
Comentar em outros blogs, como fizeste aqui, mas deixando sempre um link para o teu blog, por exemplo associado ao teu nome, isto é habitual em todos os blogs, mas o ideal é que o link tenha as tuas keywords nele. Um bom link para ti seria este: Casamentos de sonho" (http://www.casamentosdesonho.blogspot.com/).
Ainda é melhor se comentares em blogs e posts que também falem do mesmo assunto que o teu e que tenham também as tuas keywords neles (no título dos posts por exemplo).
E melhor ainda se esses blogs estiverem no topo das pesquisas para essas keywords.
Como usas muitas imagens, sugiro que não deixes a tag "alt" em branco (o texto alternativo que aparece em vez da imagem, se a imagem não for mostrada), e que aproveites para inserir uma descrição da imagem e também com mais keywords relacionadas ao teu tema. Por exemplo, numa imagem de um ramo de flores, podes usar o texto ALT: "ramo de flores para casamentos". O texto alt nas imagens também é visto pelo google e inflencia a posição do blog nos resultados das buscas.
Resumindo: quanto mais contéudo original tiveres, relacionado com o assunto do teu blog, com o teu assunto (keywords) nos títulos dos posts, e no texto, mais links tiveres em outros blogs a apontarem para o teu, e com as tuas keywords no texto dos links, melhor para ti, e melhor posicionado o blog vai aparecer.
Também podes registar o teu blog no directório do google (sergioalex.blogs.sapo.pt/25809.html") e de outros manualmente, mas não é necessário, quando já tens links (o google segue esses links para o teu blog)
Para veres se o google já tem o teu blog em cache escreve na barra do google o seguinte:
cache:http://www.casamentosdesonho.blogspot.com/ (cache:http://www.casamentosdesonho.blogspot.com/)
Ele também vai mostrar a data em que visitou o teu blog pela última vez.
E para veres quantas páginas do teu blog ele tem indexadas escreve:
site:http://www.casamentosdesonho.blogspot.com/ (site:http://www.casamentosdesonho.blogspot.com/)
Felicidades
Parabéns pelas Informações, criação e desenvolvimento do Site!!!!
Obrigado Rafaela.
Volte sempre. :)
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