Terça-feira, 7 de Agosto de 2007

Dicas para Fazer um Blog

 


sapo_blogs


 


Vou aqui iniciar uma secção de "pesquisados", que não são mais do que respostas minhas a pesquisas que foram feitas em motores de busca, e que retornaram o blog nos resultados da pesquisa, mas mostrando um resultado que não é o que a pessoa queria.


Apesar disso, ela clicou e entrou no blog, e esta é a minha forma de agradecer a visita. Além de que isto servirá, espero eu, para ajudar outras pessoas no futuro, que eventualmente pesquisem pelo mesmo assunto.


 


As minhas fontes actuais para este efeito serão  o "E-Referrer" (ao fundo da barra lateral), e o "eXtreme Tracker" (o ícone quadrado, azul,  na barra lateral).


 


Neste caso, a pesquisa foi por "dicas para fazer um blog", tendo aparecido entre os resultados, o meu post de há alguns dias atrás, com dicas para o Windows Vista.


 


Embora eu apenas tenha pouco mais de 1 ano de experiência nisto dos blogs, vou aqui deixar alguns conselhos que acho que podem ser seguidos sem efeitos negativos. A haver efeitos, serão positivos, creio. Se o leitor é um blogger experiente, possivelmente irá considerá-los ingénuos... isto se chegar sequer, a considerá-los... alguma coisa.


Tudo isto são coisas que eu faço,  tento fazer, ou espero vir a fazer no futuro (estou a pensar nas dicas nº4, e nº 28...) nos meus blogs.


 


Antes de começar, dizer que quem quiser criar um blog e não souber como, pode usar as ofertas gratuitas, para criação de blogs, por exemplo, do SAPO (onde está este blog), do BLOGGER, ou do WODPRESS.


Há muitos outros, mas estes, são, creio, os mais conhecidos. Não é necessário nenhum conhecimento de programação, HTML, etc. visto que todos têm vários modelos (templates) prontos a serem usados, e a escrita é como escrever no Bloco de Notas. É só fazer um registo, normalmente com um username, e password, escolher o template, e começar a escrever artigos.


 


 


Dicas para blogs


 



  1. usar titulos de artigos, que definam, ao máximo, aquilo de que trata o artigo (além de mostrar rápidamente ao leitor, o assunto daquilo que vai ler, ainda evita trazer leitores que depois de lerem o artigo, se sintam enganados)

  2. usar um nome para o blog, que defina claramente o(s) assunto(s) de que trata o blog

  3. usar imagens no blog, ainda que sejam só pequenos ícones aqui e ali

  4. ter um dominio próprio (isto custa dinheiro, mas traz prestigio, e passa a mensagem de que aquele blogger "está para ficar")

  5. corrigir os erros de gramática, ou de teclado, que possam surgir na escrita. O melhor é usar um corrector automático (os erros surgem sem darmos por isso, aposto que já cometi alguns neste texto)

  6. destacar os links de alguma forma, para que o visitante menos experiente saiba o que é "clicável"

  7. personalizar o aspecto do blog, mas sem exagerar

  8. não encher com blog com montes de efeitos, relógios, calendários, estrelas e florzinhas (excepção ao blog da Floribella...)

  9. limitar o uso de scripts, porque atrasam o carregamento da página, ou fazê-los carregar em último

  10. não usar janelas pop-up, daquelas que dizem, por exemplo, "bem-vindo ao blog!!!" (mas que obrigam o visitante a clicar nelas para as fechar, ou seja, é mais uma coisa em que ele tem de clicar!)

  11. NUNCA usar animações de introdução, daquelas que carregam antes de abrir a página principal, a não ser que se seja um Super-Blogger, a quem se suporte qualquer coisa que faça (algumas demoram séculos a carregar, e muitas pessoas nem chegam a clicar no botão "skip animation", fechando a janela, e abrindo outra página qualquer que queiram ver)

  12. dar atenção à cores usadas no texto, e em fundo (já vi blogs em que só seleccionando o texto com o rato, se conseguia ler)

  13. dar atenção ao tamanho (de ficheiro) das imagens inseridas nos artigos, visto que isso infuencia bastante o tempo de carregamento das páginas, sobretudo em ligações lentas (eu passo todas as imagens que publico aqui, pelo programa XAT Image Optimizer)

  14. dar atenção aos formatos de imagem usados (PNG para imagens com texto, por exemplo)

  15. usar um programa que permita escrever e editar os artigos "off-line", sobretudo no caso de ligações lentas (eu uso o Windows Live Writer)

  16. usar programas ou serviços que permitam seguir as estatísticas, e evolução (ou não...) do blog

  17. seguir as estatísticas dos feeds (número de subscritores, sobretudo), por exemplo com o Feed Burner (coloquei aqui um feed do Feed Burner, mas parece ter problemas com os artigos escritos com o Windows Live Writer, devido ao código gerado por este)

  18. no caso de usar anúncios, não os colocar de modo a prejudicar o visionamento dos conteúdos (artigos) do blog, que é, afinal, o que o visitante quer ver (isto é capaz de não agradar aos especialistas de publicidade, mas é a minha opinião)

  19. ao usar os anúncios do Google Adsense, usar as mesmas cores que se usam no blog, sobretudo nos links (isto é algo que tenho visto, repetidamente, em vários blogs que falam do assunto, como um bom modo de obter cliques)

  20. não "enganar" o leitor, por exemplo, fazendo-o o clicar num anúncio que parece ser um link para um artigo do blog (um leitor que se sinta enganado, dificilmente voltará a "pôr os pés" no blog...)

  21. interagir com outros bloggers, por exemplo deixando comentários nos blogs deles (além de se aprender sempre algo no outro blog, normalmente os comentários são retribuídos, e ainda fica lá o nosso link...)

  22. responder aos comentários deixados no blog

  23. linkar blogs que se considerem interessantes, sobretudo os que tratam dos mesmos assuntos (além de divulgar os blogs, normalmente os links são retribuídos)

  24. usar links, muitos links por todo o lado: no texto do artigo, nas colunas laterais dos blogs, no bolso da camisa...

  25. escrever por gosto e não por obrigação (isto inclui não criar blogs apenas para ganhar dinheiro)

  26. se for uma pessoa criativa em termos de criação ou edição de imagens, etc, invista esse dom no blog (uma imagem vale por mil palavras, e um blog com um aspecto gráfico bom e original cativa os visitantes, mesmo se tiver pouco conteúdo)

  27. escrever novos artigos frequentemente, (opção: publicá-los sempre à mesma hora, isto fideliza os alguns leitores)

  28. divulgar o blog, mas sem ser chato (uma boa forma é através da criação de passatempos ou concursos com prémios para os leitores)

  29. incentivar a participação dos leitores, no blog, através de comentários, ou de outras formas (sugestões para o e-mail, etc)

  30. criar uma imagem própria (personalidade do blogger), e mantê-la

  31. usar o mesmo Nome, ou Alias (nick) nos comentários, ou participações em outros blogs, etc (isto ajuda a criar uma "identidade virtual" da pessoa)

  32. criar um estilo de escrita, e de layout dos artigos e mantê-lo

  33. não se limitar a copiar/colar artigos de outros blogs ou sites, sem dar a opinião sobre eles (aprendido por experiência própria...)

  34. ao usar artigos alheios, sempre referir a fonte de onde se retirou o artigo

  35. se o artigo foi inspirado num outro, ainda que seja original, referir aquele que o inspirou (opcional)

  36. não escrever comentários, noutros blogs, insultando outras pessoas, ou o autor do blog, ou que, de algum modo, sejam "negativos" (poderia chamar a isso "má publicidade")

  37. não escrever artigos à pressa

  38. não escrever artigos a dizer apenas coisas do tipo "hoje comi bacalhau ao almoço"...

  39. nem "hoje comi bacalhau ao jantar"... (sobretudo se não comeu)

  40. seguir as "regras de etiqueta da internet" também nos blogs (escrever em maiúsculas equivale a gritar, etc., isto é importante, sobretudo nos comentários)

  41. participar, ocasionalmene em blogs de outros bloggers (requesito essencial: o dono do outro blog, deve convidá-lo, primeiro...)

  42. seguir os conselhos dos bloggers mais experientes

  43. não ter medo de referir os bloggers ou outras pessoas que temos como referências

  44. na medida dos conhecimentos de cada um, ajudar aqueles que precisem da nossa ajuda (há sempre alguém a começar...)

  45. contribuir para a divulgação de novos blogs, e para o melhoramento da blogosfera em geral

  46. por último, ignore todos aqueles conselhos que leu aqui, e com os quais não concorde, e... seja você mesmo!


 


Ufa!


Ok, o número de dicas está em 46, e não me ocorre mais nenhuma por agora. Mas sei que vão ocorrer após eu clicar no botão "publicar".


Nem consegui escrever esta linha toda sem ter de parar, para ir escrever outra dica de que me lembrei...


Bem, posso sempre editar o texto, depois.


 


 

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 23:54
link do post
partilhar
De Rodrigo a 20 de Agosto de 2007 às 01:03
olá, queria saber como fazer para ter um link clicavel no meu blog do "Blogger"... eu posto mas não fica clicavel ai e chato as pessoas terem que copiar e colar na barra de endereços... se puder me informar, agradeço...
Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Últimos posts

Como Apagar o Blog Primár...

Frases Engraçadas para Ho...

Coisas Engraçadas para Ri...

Palavras Engraçadas para ...

25 Frases Para Rir Que Nã...

Só Frases Para Rir

25 Frases de Amor e Outra...

25 Frases Diversas para R...

25 Frases para Rir de Fia...

25 Frases Boas para Rir

Frases de Rir até Dizer C...

Melhores Frases Para Rir ...

25 Frases Para Rir Bem

Diferenças Entre Homens e...

25 Frases Originais de Ho...

Lista de Frases Para Rir

25 Novas Frases Para Rir

25 Frases Para Rir Nunca ...

25 Frases Mais que Divert...

25 Frases e Pensamentos E...

Comentários

Estou a procura do Senhor Abilio Miguel que saio d...
Estou a procura do Senhor Abilio Miguel que saio d...
Boa noite procuro o senhor jose tiago duarte da si...
Olá, procuro uma prima que mora em Portugal, ela s...
Procuro meu tio Sérgio Paulo de oliveira foi pra P...
Como que se chama seu pai sabe a cidade de portuga...
Boa tarde, eu chamo me dino de Oliveira , venho p...
Bom dia Procuro o meu avô Temóteo Joaquim da Silva...
Procuro Eracleo Dutra da Silva, Brasileiro tem 37 ...
madrinha há muito tempo que não te vejo estou com ...
links

Privacidade

Clicky Analytics

arquivos

Julho 2017

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

tags

todas as tags

mais comentados

subscrever feeds

pesquisar