Sábado, 21 de Agosto de 2010

Hipnotizar uma Pessoa com o Olhar

Quem pratica hipnotismo de forma profissional consegue até hipnotizar uma pessoa com o olhar mas não da forma tão simples como frequentemente se dá a entender em programas de televisão ou no cinema.

Antes que tudo deve ter-se sempre presente que a hipnose e a sugestão devem ser aceites previamente pela pessoa que se vai hipnotizar. Até porque não se pode hipnotizar alguém assim de um momento para o outro como por vezes parece que acontece.

Nos shows de TV por exemplo o hipnotizador parece hipnotizar qualquer um só com o seu olhar hipnótico ou tocando-o no braço. Bem, na verdade para que isto aconteça desta forma já houve um contacto prévio, ou vários, entre o hipnotizador e a pessoa a hipnotizar, onde aquele lhe induziu uma sugestão pós-hipnótica podendo desta forma "reactivar" o transe hipnótico apenas com um toque no ombro ou com uma palavra.

Filmes com pessoas hipnotizadas

Se viu o filme do Woody Allen onde um hipnotizador usa esta técnica para roubar jóias perceberá melhor do que estou a falar. No filme, sempre que as personagens ouviam uma determinada palavra ou frase, nem que fosse por telefone, imediatamente regressavam ao estado hipnótico (e de forma muito cómica ou não fosse este um filme de Woody Allen) passando a executar as ordens previamente sugeridas pelo hipnotizador quando este as colocou no transe hipnótico inicial.

Um outro filme onde também há uma cena muito boa de hipnose é o Stir of Echoes e neste caso a hipnose vai mais longe com a hipnotizadora a "abrir" a mente do hipnotizado deixando-o exposto a tudo o que o rodeia tendo por consequência o facto deste passar a ver espíritos mesmo no estado desperto e a poder ser contactado por estes. Mas aqui já estamos a ir além do que é a verdadeira hipnose.

De volta à realidade…

Voltando à hipnose pelo olhar magnético, a pessoa a hipnotizar deve estar perfeitamente desperta e pré-disposta a deixar-se hipnotizar. Ela deve mesmo "querer" ser hipnotizada. O hipnotizador também poderá fazer uma gravação em vídeo ou áudio de toda a sessão de hipnose para o paciente ver mais tarde caso queira, já que depois de "acordar" não se lembrará do que aconteceu durante a sessão.

Durante o estado hipnótico e para reforçar este, o hipnotizador poderá executar passes hipnóticos. Convém também saber que algumas pessoas são muito mais susceptíveis a entrar em transe hipnótico do que outras. É fundamental que a pessoa esteja o mais relaxada possível, pode ser boa ideia que se sente numa poltrona ou divã mais confortável, não deve ter roupa que lhe cause desconforto, pode desabotoar o colarinho, alargar o cinto das calças, tirar os sapatos, o importante é que esteja o mais confortável possível.

Antes de iniciar a hipnose propriamente dita, o hipnotizador pode tentar relaxar o paciente, ainda com este em estado "desperto" pedindo que relaxe os músculos, deixe cair os braços, e esvazie por completo a mente. Isto é importante para que a pessoa se entregue totalmente ao poder de sugestão do hipnotizador e "se deixe" hipnotizar. A pouco e pouco as sugestões vão-se tornando mais efectivas e dirigidas a actos mais concretos até que a pessoa entre em estado hipnótico sem se aperceber.

Quase como acontece quando nos deixamos adormecer a ouvir uma música relaxante na rádio e acabamos por não perceber o momento em que efectivamente adormecemos. A diferença com a hipnose é que aqui o momento do "adormecer" é induzido pelo hipnotizador, e o paciente não está realmente a dormir, obviamente.

Convém referir que a hipnose pode ser feita de modo a colocar a pessoa num transe mais profundo ou menos profundo. Num estado de hipnose profunda o paciente poderá fazer coisas que envolvam esforço físico por exemplo. Mas nem todas as pessoas são sensíveis a este tipo de hipnose e algumas poderão necessitar de várias sessões até atingirem esse estado.

O hipnotizador deve dar especial atenção à entoação da sua voz, podendo treiná-la para si mesmo e gravá-la para melhor perceber o que pode melhorar. A sua voz deve ser em todos os momentos segura e firme mas ao mesmo tempo inspirando uma sensação de tranquilidade e segurança no paciente.

Pode começar a hipnose por relaxar totalmente o paciente e sugerir-lhe movimentos físicos, por exemplo se o convencer que o seu braço está a balançar, ele começará realmente a balançar o braço. De vez em quando deve dar-lhe segurança dizendo que nada de mau lhe acontecerá pois você está aí para o ajudar, ou para evitar que ele caia por exemplo.

Dependendo do tipo de pessoa que se quer hipnotizar podem ser necessárias várias sessões até que a hipnose funcione. Apenas uma parte relativamente pequena da população é altamente sensível a deixar-se hipnotizar, dentro desta estão os susceptíveis à hipnose mais profunda, que também garante resultados mais eficazes.

Uma forma de ajudar a isto é dividir o trabalho em várias sessões, começando por induzir uma sugestão hipnótica leve, e ir tentando um estado hipnótico cada vez mais profundo em cada próxima sessão. Este método é usado por profissionais para ajudar os pacientes a ultrapassarem certos problemas psíquicos, ou a atingirem objectivos bem definidos inicialmente como por exemplo deixar de fumar em que o progresso é feito lentamente, atingindo pequenas metas de cada vez, mas de forma segura.

Durma, durma…

Quando se vê uma sessão de hipnose, mesmo as dos shows de TV há uma coisa comum a todas: o hipnotizador sempre insiste para que o paciente "durma" ou sugere que as suas pálpebras estão a ficar pesadas, a fecharem-se… Bem, isto tem uma razão de ser, pois estando a pessoa num estado mais relaxado e sonolento, é mais fácil "libertar" ou separar a parte consciente da inconsciente na sua mente reduzindo assim a resistência da pessoa em aceitar as sugestões do hipnotizador.

Desta forma, a mente da pessoa fica aberta a todas as sugestões do hipnotizador sem que estas passem pelos filtros que todos temos e usamos continuamente. Se estando num estado desperto e consciente alguém lhe disser: "Levante o braço" você poderá optar por levantar ou não, e mesmo que o levante será porque decidiu conscientemente fazê-lo. Mas estando num transe hipnótico levantará o braço à primeira ordem sem a questionar nem pensar nela.

Tudo isto é usado para ajudar a curar vários problemas psíquicos ou físicos usando as sugestões hipnóticas para direccionar ou corrigir os comportamentos e atitudes do paciente, para aumentar a sua auto-confiança, etc.

Ao hipnotizar uma pessoas e assim como o momento da entrada no estado hipnótico é gradual, a saída também o deve ser. O hipnotizador pode por exemplo avisar o paciente de que ele deverá acordar quando sentir um toque no braço, ouvir um estalo de dedos, ou indicar-lhe uma contagem regressiva onde ele despertará quando a contagem chegar a zero… 5… 4… 3… 2… 1… você está desperto.

"You're awake now, daddy." Frase do filme Stir of Echoes (1999), com Kevin Bacon, Illeana Douglas, Kathryn Erbe, um dos melhores thrillers que já vi.

Publicado no Blog Frases Para Rir - Por Sergio Alex às 23:05
link do post
partilhar
De HOMEM_LOBO a 5 de Setembro de 2011 às 09:28
YAP MAS SERA K VAI FUNCIONAR VOU TENTER A NOITE
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 


Últimos posts

Como Apagar o Blog Primár...

Frases Engraçadas para Ho...

Coisas Engraçadas para Ri...

Palavras Engraçadas para ...

25 Frases Para Rir Que Nã...

Só Frases Para Rir

25 Frases de Amor e Outra...

25 Frases Diversas para R...

25 Frases para Rir de Fia...

25 Frases Boas para Rir

Frases de Rir até Dizer C...

Melhores Frases Para Rir ...

25 Frases Para Rir Bem

Diferenças Entre Homens e...

25 Frases Originais de Ho...

Lista de Frases Para Rir

25 Novas Frases Para Rir

25 Frases Para Rir Nunca ...

25 Frases Mais que Divert...

25 Frases e Pensamentos E...

Comentários

CRAZZZYYYYY HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHHHAHAAHHAAHHAA...
Procuro por Marli juvita Souza da Silva e ely sand...
Olá. Eu procuro a vó da minha esposa que é de Port...
Boa tarde Joana,O meu nome é Catherine Fraga e fal...
sim com o gabriel
Ola bom dia, procuro Serafim gonçalves dos Santos ...
diabo acredito em vc me responde por favor?quantas...
oi diabo gostaria de saber quantas pessoas tem no ...
ESSE CARA, A MAE DELE, E O PAI DELE SAO TRES MONTR...
DENUNCIEM ESSE ADRIANO PARA A POLICIA.
links

Privacidade

Clicky Analytics

arquivos

Julho 2017

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Agosto 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Dezembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

tags

todas as tags

mais comentados

subscrever feeds

pesquisar