O Macbook Air foi lançado hoje na conferência Macworld, em São Francisco, por Steve Jobs, e é o mais fino notebook até ao momento.
Este ultra-portátil mede apenas 0,4 cm de espessura na zona mais fina e 1,9 cm na zona mais larga, sendo quase tão fino como um dedo indicador.
Apesar disto, tem um ecrã de 13,3 polegadas, teclado completo, e ainda um trackpad até maior do que os disponíveis em outros modelos não tão finos.
O teclado pode ser iluminado, o que é sempre útil, e o trackpad suporta multitouch, o que permite fazer acções de gestos com os dedos, como acontece por exemplo no iPhone, assim é possível fazer zoom numa imagem apenas deslizando dois dedos pelo trackpad, ou fazer "avanço" e "retrocesso" nas páginas web deslizando três dedos.
A fina espessura deste notebook foi conseguida atrávés de numerosas inovações como um disco rígido mais fino, portas I/O estratégicamente escondidas, e uma bateria mais discreta. E uma aposta sobretudo nas transferências wireless, como o bluetooth para transferir ou aceder a ficheiros, o recurso ao armazenamento remoto, ou acesso a portais online para compra ou visionamento de filmes, em streaming em vez de armazenamento local.
O preço inicial para este Macbook Air ultra-fino é de $1.799, e já se podem fazer encomendas no site oficial, onde também se pode ver um vídeo demonstrando as principais capacidades do notebook.
Artigos relacionados: